Topo

Fifa define formato da Copa-2026 com 40 jogos a mais que 2022

Lionel Messi beija taça da Copa do Mundo após vitória da Argentina x França - Carl Recine/Reuters
Lionel Messi beija taça da Copa do Mundo após vitória da Argentina x França Imagem: Carl Recine/Reuters

Do UOL, em São Paulo

14/03/2023 11h41

A Copa do Mundo de 2026, que terá como sede Estados Unidos, México e Canadá, será a primeira da história com 48 seleções. Além da ampliação, o torneio terá aumento recorde no número de jogos.

104 partidas

  • A Fifa oficializou o novo regulamento hoje, após reunião de seu Conselho.
  • As 48 seleções serão divididas em 12 grupos de quatro equipes, com os dois primeiros de cada chave e os oito melhores terceiros colocados avançando.
  • Com o novo formato, a Copa do Mundo terá 104 partidas, 40 a mais do que aconteceram no Mundial do Qatar.
  • A ampliação no número de jogos criará uma nova fase eliminatória: 16-avos de final.
  • O torneio terá mais datas que o previsto anteriormente, o que pode gerar descontentamento de cidades-sede, clubes e jogadores. A Fifa conversou com as confederações continentais e nenhuma rejeitou a ideia.

Copa do Qatar influenciou decisão, diz jornal

A Fifa planejava dividir as 48 seleções em 16 grupos de três equipes. Nesse formato, os países continuariam a participar de no máximo sete partidas no torneio, e o número geral de jogos saltaria para 80.

A emocionante rodada final da fase de grupos na Copa da Qatar fez a Fifa mudar de ideia. De acordo com reportagem do The New York Times - que antecipou a mudança no regulamento - Infantino se desagradou com a possibilidade de uma seleção jogar apenas duas partidas no Mundial.

Com a nova divisão em 12 grupos, o caminho à final fica maior. O novo campeão do mundo precisará disputar oito partidas. Em nenhum regulamento anterior uma seleção passou de sete jogos numa única Copa.