Fifa define formato da Copa-2026 com 40 jogos a mais que 2022
A Copa do Mundo de 2026, que terá como sede Estados Unidos, México e Canadá, será a primeira da história com 48 seleções. Além da ampliação, o torneio terá aumento recorde no número de jogos.
104 partidas
- A Fifa oficializou o novo regulamento hoje, após reunião de seu Conselho.
- As 48 seleções serão divididas em 12 grupos de quatro equipes, com os dois primeiros de cada chave e os oito melhores terceiros colocados avançando.
- Com o novo formato, a Copa do Mundo terá 104 partidas, 40 a mais do que aconteceram no Mundial do Qatar.
- A ampliação no número de jogos criará uma nova fase eliminatória: 16-avos de final.
- O torneio terá mais datas que o previsto anteriormente, o que pode gerar descontentamento de cidades-sede, clubes e jogadores. A Fifa conversou com as confederações continentais e nenhuma rejeitou a ideia.
Copa do Qatar influenciou decisão, diz jornal
A Fifa planejava dividir as 48 seleções em 16 grupos de três equipes. Nesse formato, os países continuariam a participar de no máximo sete partidas no torneio, e o número geral de jogos saltaria para 80.
A emocionante rodada final da fase de grupos na Copa da Qatar fez a Fifa mudar de ideia. De acordo com reportagem do The New York Times - que antecipou a mudança no regulamento - Infantino se desagradou com a possibilidade de uma seleção jogar apenas duas partidas no Mundial.
Com a nova divisão em 12 grupos, o caminho à final fica maior. O novo campeão do mundo precisará disputar oito partidas. Em nenhum regulamento anterior uma seleção passou de sete jogos numa única Copa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.