Quais clubes já estão garantidos no super Mundial além de Fla e Palmeiras
O Conselho da Fifa decidiu que os quatro campeões continentais do ciclo de 2021 a 2024 têm vagas garantidas no próximo super Mundial de clubes em 2025.
Palmeiras, campeão da Libertadores 2021, e Flamengo, que levou o título em 2022, já estão classificados para a competição, mas não apenas eles. Haverá mais dois times campeões dos anos de 2023 e 2024. Além disso, o ranking da Conmebol completará a lista de seis equipes da América do Sul.
Quem mais já está classificado:
- Chelsea, da Inglaterra, e Real Madrid, da Espanha, também estão com vaga carimbada. Eles levantaram o troféu na Liga dos Campeões nas temporadas 2020/2021 e 2021/2022, respectivamente.
- Monterrey, do México, e Seattle Sounders, dos Estados Unidos, campeões da Liga dos Campeões da Concacaf de 2021 e 2022.
- Al-Hilal, da Arábia Saudita, triunfou nas duas últimas edições da Liga dos Campeões da Ásia.
- Al-Ahly, do Egito, e Wydad Casablanca, do Marrocos, os últimos dois campeões da África.
- Auckland City, da Nova Zelândia, foi o campeão da Liga dos Campeões da Oceania e participou do Mundial que foi realizado em fevereiro. Na temporada anterior, o representante do continente foi o Pirae, mas não houve torneio continental na Oceania devido à pandemia. O indicado pelo Comitê Executivo da OFC tinha sido o Auckland City, que teve a participação cancelada em virtude das restrições da covid-19 no país.
O Mundial de Clubes de 2025 terá 32 times no total. O formato será de Copa do Mundo, com grupos de quatro e mata-mata a partir das oitavas de final. A Fifa trata a competição como prioritária na gestão de Gianni Infantino. Porém, ele terá de viabilizar receitas com a venda dos direitos para confirmar a atratividade para as equipes europeias.
Veja a distribuição das vagas:
- País-sede do torneio: 1
- Conmebol (América do Sul): 6
- Uefa (Europa): 12
- AFC (Ásia): 4
- CAF (África): 4
- Concacaf (América do Norte, Central e Caribe): 4
- OFC (Oceania): 1
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.