Topo

Botafogo faz 7 a 1 no Brasiliense, espanta crise e avança na Copa do Brasil

Jogadores do Botafogo comemoram gol contra o Brasiliense pela segunda fase da Copa do Brasil - Vitor Silva/Botafogo
Jogadores do Botafogo comemoram gol contra o Brasiliense pela segunda fase da Copa do Brasil Imagem: Vitor Silva/Botafogo

Nicholas Ornelas Barbosa

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

15/03/2023 21h58

O Botafogo teve uma ótima atuação e goleou o Brasiliense por 7 a 1, hoje (15), na segunda fase da Copa do Brasil, no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES). O Fogão fatura R$ 2,1 milhões pela classificação.

  • Os gols foram marcados por Danilo Barbosa, Eduardo, Adryelson, Cuesta e Tiquinho (três vezes) para o Botafogo, enquanto Yuri Mamute descontou para o Brasiliense.
  • Eduardo foi às lágrimas na comemoração de seu gol. Ele não atuava desde outubro de 2022 por causa de uma lesão.
  • O Brasiliense teve alguns jogadores conhecidos na partida, como Romarinho (filho de Romário) e Hernane Brocador (ex-Flamengo).
  • Times classificados para a terceira fase até agora: Brasil de Pelotas, Ituano, CRB, Botafogo-RJ, Remo, Águia de Marabá, América-MG, Maringá, Bahia, Coritiba, Volta Redonda, Náutico, Santos, Tombense, Botafogo-SP e Nova Iguaçu.

Como foi o jogo?

O Botafogo entrou com um time totalmente modificado em relação ao jogo anterior, com Luís Castro promovendo as estreias do lateral-direito Di Plácido e a volta de alguns jogadores entre os titulares como Eduardo e Tiquinho Soares.

As mudanças mostraram serviço logo cedo. Antes dos 10 minutos de jogo, as novidades na escalação, Eduardo e Danilo Barbosa, inauguraram o marcador do Botafogo. Marçal foi outra grata surpresa, com duas assistências para a conta.

Mesmo assim, o primeiro tempo foi bastante movimentado, com chances para os dois lados. Se o Fogão teve efetividade de sobra no ataque, ainda demonstrava insegurança na defesa, dando espaços para o Brasiliense arriscar.

O segundo tempo, por outro lado, foi total do Botafogo, que transformou a vitória em uma goleada. Entrou em ação o faro de artilheiro de Tiquinho Soares.

Gols e melhores lances

1x0: Danilo Barbosa abre o placar de cabeça. O volante aproveitou cobrança de falta de Marçal e subiu mais alto que a defesa adversária para cabecear.

2x0: Golaço de Eduardo. Após lateral para a área, Adryelson desviou e o goleiro Sucuri espalmou nos pés de Eduardo, que dominou e estufou as redes com um belo voleio.

Defesaças de Sucuri! Danilo Barbosa finalizou de fora da área exigindo grande intervenção do goleiro do Brasiliense. Depois, o camisa 1 espalmou um chute perigoso de Carlos Alberto.

2x1: Yuri Mamute desconta. O atacante arriscou de fora da área, a bola desviou na defesa e enganou Lucas Perri.

3x1: Marçal participa de novo e Adryelson amplia para o Botafogo. O lateral-esquerdo cobrou escanteio na primeira trave e o zagueiro desviou para o fundo das redes.

Gol anulado do Jacaré e cena forte. Romarinho recebeu na frente e tentou finalizar antes de Perri alcançar a bola, mas acabou atingindo a face do goleiro. Após a dividida, Matheus Barboza aproveitou a sobra e rolou para o gol, mas o árbitro já tinha marcado falta no lance.

4x1: Cuesta fez o quarto do Fogão ao completar, de peixinho, um cruzamento de Lucas Piazon na linha de fundo.

Reação do Brasiliense. Dharllyson levou bastante perigo à meta do Botafogo com chute de fora, obrigando Lucas Perri a fazer uma defesaça.

5x1: Virou passeio! Tiquinho Soares recebeu cruzamento rasteiro de Gabriel Pires e escorou na pequena área para o gol.

6x1: Duas vezes Tiquinho. O atacante esbanjou categoria para finalizar no cantinho, após receber assistência de Luis Henrique.

7x1: Hat-trick do camisa 9. Tiquinho completou cruzamento de Di Plácido e cabeceou para o fundo das redes.

FICHA TÉCNICA

Botafogo (RJ) 7 x 1 Brasiliense (DF) - Segunda rodada da Copa do Brasil 2023

Data e horário: 13 de março de 2023, às 20h (de Brasília)

Local: Estádio Estadual Kleber José de Andrade - Rio Branco, Cariacica (ES)

Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)

Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Jorge Eduardo Bernardi (RS)

Quarto árbitro: Arthur Gomes Rabelo (ES)

Cartões amarelos: Wallace Tarta (Brasiliense)

Cartões vermelhos: Não houve

Gols: Danilo Barbosa (aos 5 minutos do 1º tempo), Eduardo (aos 10 minutos do 1º tempo), Yuri Mamute (aos 41 minutos do 1º tempo), Adryelson (aos 47 minutos do 1º tempo), Víctor Cuesta (aos 6 minutos do 2º tempo) e Tiquinho Soares (aos 31, 39 e 41 minutos do 2º tempo)

BOTAFOGO: Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, V. Cuesta, Marçal; Danilo Barbosa (Gabriel Pires), Tchê Tchê (Lucas Fernandes), Eduardo (Marlon Freitas); Carlos Alberto (Luis Henrique), Lucas Piazon (Gustavo Sauer) e Tiquinho Soares. Técnico: Luís Castro

BRASILIENSE: Sucuri; Dharllyson, Railon, Gabriel, Felipe Alves (Weverton); Gabriel Henrique (Wallace Marques), Wallace Tarta, Zotti (Lila); Matheus Barboza, Romarinho (Hernane Brocador) e Yuri Mamute (Diogo Sodré). Técnico: Roberto Cavalo