Topo

Copa do Brasil - 2023

Vasco perde para o ABC nos pênaltis e é eliminado em casa na Copa do Brasil

Jogadores do Vasco lamentam eliminação na Copa do Brasil para o ABC - Thiago Ribeiro/AGIF
Jogadores do Vasco lamentam eliminação na Copa do Brasil para o ABC Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Do UOL, em São Paulo (SP)

16/03/2023 23h44

O Vasco está eliminado da Copa do Brasil. O ABC venceu o Cruzmaltino por 6 a 5 nos pênaltis, após empate sem gols no tempo normal, em São Januário, e avançou à terceira fase do torneio.

  • Raphael Silva, Raphael Luz, Afonso, Alemão, Wálber e Wellington acertaram as cobranças para o ABC, e Walfrido mandou para fora.
  • Jair, Miranda, Nenê, Puma Rodríguez e Léo converteram as penalidades para o Vasco, enquanto Pedro Raul e Orellano isolaram e decretaram a derrota.
  • O time da casa não teve vida fácil no confronto. A equipe de Maurício Barbieri teve dificuldade tanto na construção quanto na conclusão das jogadas e precisou decidir a vaga nos pênaltis.
  • O ABC agora espera a realização do sorteio para conhecer o seu adversário na próxima fase da competição. A classificação vai render R$ 2,1 milhões aos cofres do clube.

O Cruzmaltino volta a campo no domingo (19) para o jogo de volta da semifinal do Carioca contra o Flamengo. Já o ABC visita o América-RN, pelo Campeonato Potiguar, no mesmo dia.

Mais uma zebra

A equipe comandada por Maurício Barbieri foi mais uma vítima da zebra no torneio. Ao todo, 15 clubes das sérias A e B já caíram na Copa do Brasil.

  • O ABC, no entanto, fez jogo duro e dificultou até o fim para os mandantes. Sem pressa, o ABC manteve a calma durante o confronto e ainda pressionou na etapa final.
  • O Vasco sofreu com a falta de criatividade e não conseguiu furar a retranca do clube potiguar. Mesmo dominando as ações da partida, o time não conseguiu traduzir a superioridade em grandes oportunidades.

A torcida até tentou empurrar o Cruzmaltino, mas a equipe não correspondeu no gramado. Foram muitos passes errados, chuveirinhos para a área e poucas finalizações certas.

Como foram os pênaltis

  • O Vasco começou a série de pênaltis e teve a chance de definir com Pedro Raul, mas o camisa 9 mandou para fora, o que levou a disputa para as alternadas.
  • Nas cobranças alternadas, Orellano também isolou e viu o ABC converter na sequência para ficar com a vitória.
  • Torcedores vaiaram o time após a eliminação e culparam Pedro Raul. Gritos de "Ei, Pedro Raul, vai tomar no c*" foram ouvidos das arquibancadas.

Destaques

Primeira chegada. Aos 5 minutos, Moccelin recebeu na área, gingou para cima da marcação devolveu para Raphael Luz, que chutou fraco e acabou facilitando a defesa da Léo Jardim.

Canelada. Aos 10, Alex Teixeira foi acionado pela direita e cruzou à meia altura para Pedro Raul. O camisa 9, no entanto, pegou de canela na bola e desperdiçou a chance.

Pedro Raul leva perigo. Aos 37 do segundo tempo, Pedro Raul tabelou com Nenê e cabeceou próximo da pequena área, mas Simão impediu o gol.

Sequência de chutes do Vasco. Aos 43, Erick Marcus arriscou de fora da área e obrigou Simão a se esticar para protagonizar grande defesa. Em seguida, Jair ficou com uma sobra e mandou a bomba, com a bola quase raspando o travessão.

Gol perdido. Aos 48, o ABC teve um contra-ataque mortal e Raphael Silva saiu na cara do gol, mas chapou para fora na chegada da marcação.

Ficha técnica

Vasco 0 x 0 ABC

Competição: 2ª fase da Copa do Brasil

Local: São Januário, no Rio de Janeiro

Data e hora: 16 de março de 2023, às 21h30 (de Brasília)

Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli

Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Marcyano da Silva

Público: 13.329 torcedores

Renda: R$ 1.090.015,00

Cartões amarelos: Márcio Azevedo, Simão, Lucas Piton, Mauricio Barbieri, Daniel, Richardson

Vasco: Léo Jardim, Puma Rodríguez, Capasso (Miranda), Léo e Lucas Piton; Andrey (Rodrigo), Jair, Marlon Gomes (Erick Marcus) e Alex Teixeira (Nenê); Gabriel Pec (Orellano) e Pedro Raul. Técnico: Maurício Barbieri

ABC: Simão; Alemão, Richardson (Wálber), Afonso, Walfrido e Márcio Azevedo (Jhonnathan); Daniel (Jean Patrick) e Wellington Reis; Raphael Luz e Moccelin (Maycon Douglas); Felipe Garcia (Rafael Silva). Técnico: Fernando Marchiori