Mantido pelo São Paulo, Rogério Ceni ainda corre risco por 'climão interno'
O São Paulo decidiu manter Rogério Ceni após a crise gerada pela forte discussão com o atacante Marcos Paulo na última quarta-feira, mas o técnico ainda corre risco no cargo.
O que aconteceu
- A diretoria do São Paulo vai monitorar o ambiente do clube nos próximos dias. O UOL ouviu que o clima com o elenco e parte da comissão técnica está péssimo.
- A maior parte dos jogadores entendeu que Ceni exagerou com Marcos Paulo e essa foi a gota d'água após outros episódios recentes. Com mão no peito e dedo em riste, faltou pouco para agressão de fato.
- Líderes do elenco externaram o descontentamento à direção e acreditavam que o treinador seria demitido, mas a vida seguiu na quinta (16), após um papo entre Ceni, Marcos Paulo e a diretoria.
- Em reunião com o elenco, Rogério Ceni pediu união e mostrou os planos para o período de treinamentos. Não houve pedido de desculpas.
- Quem convive com Ceni afirma que o treinador não está arrependido e entende que precisava "colocar Marcos Paulo na linha".
Rogério Ceni cobrou Marcos Paulo perante ao grupo por causa de uma postagem de uma letra de música que diz que "hipocrisia e simpatia é uma junção venenosa". O atacante, que também curtiu comentários contrários ao treinador, negou que tenha sido uma indireta. A diretoria do São Paulo não cogitou a dispensa do atleta emprestado pelo Atlético de Madrid (ESP).
Problemas antigos
- Rogério Ceni é visto no São Paulo como uma pessoa difícil de lidar. Crises recentes ocorreram também no Cruzeiro, Flamengo e na primeira passagem pelo Tricolor. A exceção foi o Fortaleza.
- Ceni incomoda os jogadores por fazer críticas públicas e raramente admitir erros. Os atletas entendem que ele sempre transfere responsabilidade: "Ele ganha e nós perdemos".
- No dia a dia, o treinador raramente brinca. E quando isso ocorre, as brincadeiras muitas vezes disfarçam críticas ou são cercadas de ironia e sarcasmo.
- O treinador dispensou atletas importantes para o elenco, como Miranda, Patrick, Reinaldo e Eder, e não tem boa relação com os jogadores que o questionam. O próprio Marcos Paulo é analisado como "bocudo".
- O UOL também ouviu que Ceni gera incômodo por supostamente tratar melhor os jogadores que indica como reforços. Os que chegam via diretoria são contestados.
Por que manter?
O São Paulo foi eliminado no Campeonato Paulista pelo Água Santa e a discussão com Marcos Paulo gerou uma grande crise. Por que Rogério Ceni continua?
- O técnico tem o apoio do presidente Julio Casares e do diretor Carlos Belmonte. O executivo Rui Costa e o coordenador Muricy Ramalho têm estado neutros no dia a dia.
- Pessoas do Tricolor ouvidas pelo UOL entendem que Casares tem dificuldade para separar o técnico do ídolo. O ano de eleição no clube também pesa pela permanência de Ceni.
- Casares sempre evitou qualquer manifestação pública contra Rogério Ceni, enquanto o treinador já deu diversos recados negativos ao trabalho da direção.
- O presidente tenta contornar essa grave situação, mas Ceni corre sério risco se o ambiente na Barra Funda continuar pesado como está.
Após a publicação da reportagem, o São Paulo entrou em contato com o UOL para afirmar que Muricy Ramalho e Rui Costa apoiam Rogério Ceni irrestritamente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.