Topo

Brasileirão Feminino A1 - 2023

Brasileiro Feminino: Palmeiras bate Bahia com gol de cobertura e vira líder

Amanda Gutierres comemora seu gol na partida entre Palmeiras e Bahia, pela quarta rodada do Brasileiro Feminino - Rebeca Reis/CBF
Amanda Gutierres comemora seu gol na partida entre Palmeiras e Bahia, pela quarta rodada do Brasileiro Feminino Imagem: Rebeca Reis/CBF

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/03/2023 21h57

O Palmeiras venceu o Bahia por 3 a 0, no Allianz Parque, pela quarta rodada, e dorme na ponta do Brasileiro Feminino de 2023.

  • Amanda Gutierres, de cobertura, Duda Santos e Yami Rodríguez marcaram os gols no triunfo. Os tentos saíram aos 40 minutos do primeiro tempo, aos quatro e aos 26 da segunda etapa, respectivamente.
  • A atacante Bia Zaneratto foi novamente desfalque por lesão. Ela está realizando transição física e perdeu os últimos dois jogos da equipe.
  • O Alviverde chega aos dez pontos e assume a liderança provisória do torneio. A equipe pode ser ultrapassada por Corinthians ou Ferroviária, que se enfrentam na segunda (20).
  • Já o Bahia está em oitavo, com quatro pontos.
  • O Palmeiras só volta a campo no dia 27 de março para enfrentar o Santos, pela quinta rodada, na Vila Belmiro, enquanto o Bahia recebe o Grêmio dois dias antes.

Curiosidade: O Palmeiras tem o segundo melhor ataque da competição (17), com uma média superior a quatro gols por partida, atrás somente do Corinthians.

Como foi o jogo

Jogando em casa, o Palmeiras foi superior durante toda a partida e manteve a sua invencibilidade no Brasileiro. São três vitórias e um empate até então.

O Bahia até criou a primeira chance do confronto, mas acabou sendo encurralado e não conseguiu reagir. A equipe foi praticamente inofensiva na partida.

O Alviverde pressionou muito e criou diversas oportunidades até conseguir inaugurar o placar, mas depois deslanchou. O primeiro gol só saiu no final do primeiro tempo, com o placar sendo ampliado após o intervalo. Após muito tentar, Yami Rodríguez conseguiu balançar a rede na reta final do confronto. Ela chegou ao seu terceiro gol na competição, igualando Letícia na artilharia do Alviverde.

A goleira Maike, do Bahia, teve grande atuação e impediu um placar mais elástico. Ela foi muito acionada e protagonizou diversas defesas no confronto.

Gols e destaques

Bahia leva perigo. Aos 5 minutos de jogo, Natane finalizou na área, e a goleira do Palmeiras impediu.

Maike salva. Aos 27, Gutierrez arriscou de fora da área, e Maike cedeu rebote. Rodríguez apareceu sozinha e bateu à queima-roupa, mas parou na goleira do Bahia.

Faltou pouco. Aos 36, Katrine cruzou rasteiro pela esquerda e a bola atravessou a área. Duda Santos chegou a desviar, mas não conseguiu acertar o gol.

Golaço de cobertura. Aos 40, Amanda Gutierres recebeu de Duda Santos na entrada da área e mandou por cobertura para inaugurar o placar.

Palmeiras amplia. Aos 4 do segundo tempo, Duda Santos recebeu na entrada da área, finalizou e contou com um desvio que surpreendeu a goleira adversária.

Outro milagre de Maike. Aos 10, Rodríguez recebeu um cruzamento cara a cara e desviou, mas a goleira do Bahia protagonizou outra grande defesa.

Trapalhada do Bahia. Aos 16, Maike foi afastar uma bola e acabou acertando Tchula. Laís ficou com a sobra e quase fez o terceiro, mas a goleira conseguiu defender.

3 a 0 e fim de papo. Aos 26, Yamila tocou para Duda Santos e foi para a área. Ela conseguiu desviar o cruzamento e ampliou o placar.

Ficha técnica
Palmeiras 3 x 0 Bahia

Competição: 5ª rodada do Brasileiro Feminino

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)

Data e hora: 17 de março de 2023, às 20h (de Brasília)

Árbitro: João Vitor Gobi

Assistentes: Veridiana Contiliani e Juliana Vicentin

Gols: Amanda Gutierres, aos 40 minutos do primeiro tempo; Duda Santos, aos 4, e Yami Rodríguez, aos 26 da segunda etapa

Palmeiras: Kate Tapia; Camilinha, Poliana, Flavia Mota e Katrine; Benítez (Rosa Miño), Andressinha (Sâmia) e Duda Santos; Yamila Rodríguez (Juliete), Laís Estevam (Dudinha) e Amanda Gutierres. Técnico: Ricardo Belli.

Bahia: Maike; Dan (Camila Santos), Thayná (Aila), Tchula e Sorriso; Jordana (Flávia), Lane, Fabi Ramos, Ary (Ellen Santana) e Juliana (Yenny Acuña); Natane. Técnico: Igor Morena.