Topo

Grêmio

Depois de derrubar o Bragantino, técnico do Ypiranga quer isolar Suárez

Luizinho Vieira, técnico do Ypiranga, em partida do Campeonato Gaúcho - Divulgação/Ypiranga
Luizinho Vieira, técnico do Ypiranga, em partida do Campeonato Gaúcho Imagem: Divulgação/Ypiranga

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

19/03/2023 04h00

O Ypiranga chega à semifinal do Gauchão motivado pela classificação na Copa do Brasil contra o Red Bull Bragantino. Depois de surpreender o Massa Bruta, o técnico Luizinho Vieira quer isolar Suárez no Grêmio.

O que aconteceu

O que ele disse

"Esse jogo [contra o Bragantino] tem um impacto gigantesco na semifinal. Era uma competição nacional, mas agora temos o Estadual contra o Grêmio, que é um adversário que fez um investimento muito alto. Não tenha dúvida que o impacto foi muito grande em questões de confiança, performance, conceitos. Fizemos um jogo de muita intensidade e isso nos deixa com mais vontade de trabalhar mais para este jogo", Luizinho Vieira, técnico do Ypiranga.

"O Grêmio tem sua peça central no Luisito [Suárez]. Ele tem um cognitivo muito alto, um nível espetacular. Temos que tomar os cuidados necessários sobre isso. Mas principalmente montar uma boa estratégia de jogo para neutralizar quem possa levar a bola até o último terço do campo, que é onde ele se encontra. Vamos entender esses momentos para tirar o Grêmio da sua zona de conforto, da metragem que gosta de percorrer. O Grêmio é um time agressivo, que cria amplitude com laterais e aproxima os meias do Luisito. Vamos passar para nossos jogadores o entendimento desses momentos do jogo", Luizinho Vieira sobre Suárez.

Maturidade para jogar como time grande

Boa fase. "O elenco vive um momento de maturidade muito grande, crescimento, evolução em todos os conceitos que colocamos desde a pré-temporada. É importante agora, entrando numa semifinal, seguindo na Copa do Brasil, ter isso bem claro. É um grupo motivado, com uma grande evolução, e isso nos deixa confiantes para encarar o Grêmio"

"O Ypiranga tem mentalidade de time grande. O modelo sai da curva, quer se colocar no ataque, ser protagonista, forçar o erro do adversário. São conceitos que já tínhamos em 2022, quando ninguém acreditava na gente e chegamos à final do Gauchão. Mantivemos os conceitos, apesar de ser um grupo praticamente todo novo, só com dois remanescentes. Cabe a nós cobrar essa execução das funções que são estabelecidas. Estou muito confiante"

Grêmio