Água Santa bate o Bragantino nos pênaltis e pega o Palmeiras na final
O Água Santa está na final do Campeonato Paulista pela primeira vez na história. A equipe de Diadema venceu o Red Bull Bragantino nos pênaltis, por 4 a 2, após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, e será o adversário do Palmeiras na decisão.
- Alerrandro, de letra, inaugurou o placar aos 8 minutos do primeiro tempo, e Lucas Tocantins igualou aos 5 da segunda etapa. O goleiro Cleiton falhou e entregou o gol para o time mandante.
- Nos pênaltis, Luan Dias, Cristiano, Reginaldo Lopes e Todinho acertaram as cobranças da classificação do Água Santa, enquanto Bruno Mezenga errou. Do lado do Bragantino, Praxedes e Borbas converteram, mas Juninho Capixaba e Sorriso desperdiçaram.
- O confronto contou com um jogador expulso de cada lado após o intervalo.
- A decisão contra o atual campeão será disputada em dois jogos, que estão previstos para os dias 2 e 9 de abril.
Como foi o jogo
O Bragantino começou o duelo se impondo e conseguiu marcar logo no início. O gol saiu na grande chance que a equipe teve durante a partida.
O Água Santa, no entanto, não se intimidou com a desvantagem e pressionou o adversário. O goleiro Cleiton fez defesas importantes no primeiro tempo para manter o 1 a 0 no marcador.
O empate ocorreu após lambança protagonizada pelo goleiro do Bragantino no início da segunda etapa. Lucas Tocantins aproveitou o erro e mudou a dinâmica do confronto.
O time de Diadema estava melhor na reta final da partida até seu capitão ser expulso, aos 20 minutos. Rodrigo Sam levou vermelho por agressão a Artur e saiu reclamando, insistindo que não chegou a atingir o camisa 10 adversário com uma cabeçada.
Porém, o Bragantino só aproveitou a superioridade numérica em campo por pouco tempo. Matheus Fernandes matou um contra-ataque aos 29 e recebeu o segundo amarelo.
O duelo foi para os pênaltis após 90 minutos de um embate equilibrado, e o clube de Diadema levou a melhor nas cobranças novamente neste mata-mata.
O Água Santa chegou à final sete anos após conquistar o acesso à elite. O clube disputou a série A1 do Paulista pela primeira vez em 2016.
Gols e destaques
1x0. Aos 8 minutos, Hurtado disparou pela direita e cruzou para Alerrandro, que se antecipou e desviou de letra. Ygor chegou a defender com a perna, mas a bola bateu na trave e depois no goleiro antes de cruzar a linha.
Disparo de longe. Aos 13, Igor Henrique arriscou da intermediária e levou muito perigo. Cleiton se esticou no limite para evitar o empate.
Pressão do Água Santa. Aos 28, Rodrigo Sam roubou a bola e acionou Mezenga, que finalizou no meio do gol. Dez minutos depois, Bruno Xavier cruzou da esquerda e Mezenga cabeceou cruzado, mas Cleiton fez nova defesa.
1x1. Aos 5 minutos do segundo tempo, Cleiton se complicou ao tentar sair jogando e perdeu a bola para Lucas Tocantins, que driblou o goleiro e só teve o trabalho de empurrar para dentro das redes.
Foguete de Jadsom. Aos 49, Jadsom ficou com a sobra e mandou uma bomba de fora da área, mas Ygor voou para espalmar.
Opinião dos colunistas
O goleiro Cleiton fez uma lambança imperdoável ao tentar sair driblando dois atacantes e ser desarmado por Lucas Tocantins, que empatou para o Água Santa. Então, virou várzea. E de várzea o Água Santa entende." Juca Kfouri
O clube de Diadema merece, claro, pois chegou de maneira legítima à decisão. Mas isso não ocorreria sem a péssima fase de alguns dos mais tradicionais que não conseguem fazer o mínimo dentro da única competição que disputaram até aqui neste começo de temporada." Mauro Cezar Pereira
Feito inédito para o time de Diadema e seu jovem treinador Thiago Carpini. Mas a parada na decisão é duríssima... Enfrentará "apenas" o melhor time do Brasil, comandado pelo melhor técnico que trabalha em nosso País... E, para complicar, na hora da dúvida, o apito sempre tem beneficiado o time esmeraldino, não é mesmo?" Milton Neves
O Água Santa colocou 11 mil torcedores na Vila Belmiro, cujo proprietário não passa da primeira fase há três temporadas e não disputa a decisão desde 2016. Na final, o Palmeiras é favorito. Mas o campeonato não acabou, por óbvio que seja repetir." PVC
Ficha técnica
Água Santa 1 x 1 Red Bull Bragantino
Torneio: Semifinal do Campeonato Paulista
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data e hora: 20 de março de 2023, às 21h (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon e Neuza Ines Back
VAR: Daiane Muniz
Público: 11.507 torcedores
Renda: 373.290,00
Gols: Alerrandro, aos 8 minutos da primeira etapa, e Lucas Tocantins, aos 5 do segundo tempo
Cartões amarelos: Igor Henrique (AGS), Matheus Fernandes (RBB), Thiaguinho (AGS), Lucas Cunha (RBB), Patrick Brey (AGS), Artur (RBB)
Cartões vermelhos: Rodrigo Sam (AGS) e Matheus Fernandes (RBB)
Água Santa: Ygor Vinhas; Reginaldo, Didi, Rodrigo Sam e Gabriel Inocêncio; Thiaguinho (Marcondes), Igor Henrique (Júnior Todinho), Luan Dias; Bruno Xavier (Cristiano), Lucas Tocantins (Ronald) e Bruno Mezenga. Técnico: Thiago Carpini
RB Bragantino: Cleiton; Hurtado, Lucas Cunha, Natan e Juninho Capixaba; Matheus Fernandes, Gustavinho (Jadsom) e Eric Ramires (Bruno Praxedes); Artur, Bruninho (Sorriso) e Alerrandro (Thiago Borbas). Técnico: Pedro Caixinha
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.