Topo

Brasileirão Feminino A1 - 2023

Corinthians vence, passa Palmeiras e retoma a ponta do Brasileirão feminino

Jaque e Vic Albuquerque comemoram gol do Corinthians contra a Ferroviária - Rebeca Reis / Staff Images Woman / CBF
Jaque e Vic Albuquerque comemoram gol do Corinthians contra a Ferroviária Imagem: Rebeca Reis / Staff Images Woman / CBF

Colaboração para o UOL, em Aracaju

20/03/2023 22h08

O Corinthians goleou a Ferroviária por 4 a 1 na Fonte Luminosa, nesta segunda (20), pela quarta rodada do Brasileirão feminino.

Vic Albuquerque (duas vezes), Jaque Ribeiro e Jheniffer marcaram para o clube alvinegro. Aline Gomes fez o gol da Ferroviária.

O Corinthians chegou a 12 pontos, com quatro vitórias e 100% de aproveitamento, e retomou a liderança. O Palmeiras, vice-líder da competição, vem atrás com 10 pontos.

Zaga forte e ataque goleador

A equipe alvinegra está 100% na temporada: são sete vitórias em sete jogos em 2023. Além disso, o Corinthians tem o melhor ataque e a melhor defesa do Brasileirão feminino, com 28 gols marcados e apenas um sofrido — o de hoje contra a Ferroviária. Desses 28, oito saíram da dupla de ataque formada por Jaque Ribeiro e Vic Albuquerque, com quatro bolas na rede para cada.

Rivalidade nacional

Ferroviária e Corinthians disputaram nos últimos anos os principais títulos do futebol feminino. As duas equipes conquistaram as últimas cinco edições do Brasileirão, com quatro taças para o Timão. No jogo de hoje, o time do interior não foi páreo mais uma vez para as corintianas, que vivem grande fase e conquistaram a vitória com tranquilidade.

Como foi o jogo

As Brabas dominaram a partida desde o primeiro minuto e logo transformaram a superioridade em gols, com Vic Albuquerque e Jaque Ribeiro.

A Ferroviária buscou equilibrar as ações no fim do primeiro tempo. Ficou um pouco mais com a bola, apertou a marcação e arriscou algumas vezes de fora da área, mas sem perigo para a goleira Lelê, que viu o jogo como espectadora.

O time da casa melhorou no segundo tempo, aproveitou a queda de intensidade do Corinthians e diminuiu o placar, com Aline Gomes.

Tão logo foi vazado, o Corinthians apertou o ritmo e chegou ao terceiro gol três minutos depois. Vic Albuquerque não perdoou. No fim, ainda saiu mais um, com Jheniffer.

Gols e lances importantes

Gol do Corinthians. Victória Albuquerque abriu o placar para o Corinthians em cobrança de pênalti aos 8 minutos do primeiro tempo. Ela bateu com paradinha e deslocou a goleira Luciana.

Timão amplia. Jaque Ribeiro fez 2 a 0 aos 23 da etapa inicial. Após cruzamento da esquerda, Luana ajeitou de peito e a atacante só completou para as redes.

Na trave! Jaque quase fez mais um aos 5 minutos do segundo tempo. Ela arrancou pela esquerda, puxou para a perna direita e soltou a bomba de fora da área. A goleira Luciana ainda tocou na bola, que explodiu no travessão.

Gol da Ferroviária. O time de Araraquara descontou aos 20 minutos com Aline Gomes, que aproveitou sobra de bola em cobrança de escanteio para enfim vazar a defesa do Corinthians no Brasileirão feminino.

Corinthians faz o terceiro. Vic Albuquerque fez o terceiro das Brabas três minutos depois. Gabi Portilho serviu, e a artilheira, livre de marcação na grande área, fez 3 a 1.

Jheniffer fecha a conta. O Corinthians chegou à goleada no último lance do jogo. Jheniffer arrancou, saiu cara a cara com a goleira Luciana e finalizou no canto para fazer 4 a 1.

Ficha Técnica
Ferroviária 1 x 4 Corinthians

Competição: Brasileirão feminino (4ª rodada).
Local: Fonte Luminosa, Araraquara (SP).
Data e hora: 20 de março (segunda), às 20h (de Brasília).
Árbitra: Marianna Nanni Batalha.
Assistentes: Marcela de Almeida Silva e Izabele de Oliveira.
Cartões amarelos: -
Gols: Vic Albuquerque, aos 8', Jaque Ribeiro, aos 23' do primeiro tempo; Aline Gomes, aos 20', e Vic Albuquerque, aos 23', e Jheniffer, aos 50' do segundo tempo.

FERROVIÁRIA: Luciana; Karina (Nicoly), Camila Silva, Luana Sartório, Barrinha (Day Silva); Ingryd, Raquel Domingues, Aline Gomes; Patrícia Sochor (Suzane Pires), Mylena Carioca (Eudimilla), Lelê (Laryh). Técnico: Jéssica Lima.

CORINTHIANS: Lelê; Katiuscia (Carol Tavares), Tarciane, Mariza, Yasmim. Juliana Ferreira (Diani), Gabi Portilho, Luana Bertolucci (Tamires), Victória Albuquerque; Millene (Jheniffer), Jaque Ribeiro (Fernandinha). Técnico: Arthur Elias.