Topo

Arnaldo lamenta fim da Central do Apito: 'Viraram comentaristas de VAR'

Arnaldo Cezar Coelho nao SporTV - Renato Pizzutto/SporTV
Arnaldo Cezar Coelho nao SporTV Imagem: Renato Pizzutto/SporTV

Do UOL, em São Paulo

21/03/2023 15h20

Arnaldo Cezar Coelho disse estar triste com o fim da 'Central do Apito' nos canais Globo.

Em entrevista para o UOL, ele lamentou que os ex-árbitros viraram "comentaristas de VAR".

"Estou triste": "Na verdade eu estou triste, porque foi uma coisa que criei em 1989 ou 1990, que é a presença de um comentarista de arbitragem nas transmissões."

Análise didática: "Caberia uma análise mais didática e não ficar esperando a decisão do VAR para que seja feito um comentário. Se foi pênalti, então explica didaticamente a regra. Eu lamento! Isso é uma coisa que eu sempre discutia quando estava lá [Globo]. Eu falava: 'Vamos explicar de forma didática'."

Comentaristas dando opinião: "Lamento quando escuto um jogo e os caras começam a dar opinião, palpite. A regra do futebol não é palpite. Como comentarista de arbitragem não pode falar 'eu acho', porque é ou não é."

O que mais Arnaldo disse:

"Estou triste"

"Na verdade eu estou triste, porque foi uma coisa que criei em 1989 ou 1990, que é a presença de um comentarista de arbitragem nas transmissões. Na época, era para se fazer comentários didáticos para explicar a regra do futebol para os telespectadores. De fato, eu consegui divulgar a regra do futebol, porque todo mundo passou a entender o que era impedimento, tiro direto e obstrução. Eu senti que meu objetivo foi alcançado".

Chegada do VAR

"Quando começou o VAR, em 2018, eu já estava no final da linha, entende. Então eu pensei: 'Não é uma coisa simpática para mim esse VAR, ao invés de eu ficar sendo um cara reclamão, dizendo que o VAR é uma boa ideia, mas que na prática não funciona, eu vou é curtir minha família, os finais de semana'."

"Comentaristas de VAR"

"Aí a TV Globo criou a Central do Apito, mas que nasceu com alguns problemas. Por exemplo, os árbitros ficaram comentando só sobre o que o VAR tinha falado, tinha feito... viraram comentaristas de VAR. Por outro lado, ninguém explicou para os comentaristas que o importante era explicar a regra."

Necessidade de especialistas

"Agora, tem que ter dentro das emissoras de rádio e televisão pessoas que conheçam a regra, para não acontecer o que aconteceu recentemente em uma transmissão em que falaram que iam abrir o livro de regras para ver a questão. Isso não pode! TV e rádio é informação e, para informar corretamente, tem que ter um especialista."