Topo

Advogado de Daniel Alves assume defesa do Barça em novo caso de corrupção

Cristóbal Martell, advogado que agora defende Daniel Alves - Europa Press via Getty Images
Cristóbal Martell, advogado que agora defende Daniel Alves Imagem: Europa Press via Getty Images
Talyta Vespa e Thiago Arantes

Do UOL, em São Paulo e em Barcelona

22/03/2023 04h00

Advogado de Daniel Alves no caso de agressão sexual, Cristóbal Martell agora defende o Barcelona em mais um caso de corrupção.

O que aconteceu?

O Barcelona está envolvido em um escândalo conhecido como "Caso Negreira". O Ministério Público Espanhol investiga o clube por pagamentos de R$ 41 milhões a uma empresa do ex-vice-presidente do Comitê Técnico de Árbitros (CTA) da Federação Espanhola, Jose María Enriquez Negreira, entre 2001 e 2018.

Os pagamentos ao ex-vice-presidente do Comitê Técnico de Árbitros (CTA) da Federação Espanhola foram descobertos em maio de 2022 pela Agência Tributária Espanhola, porque ele não os incluiu em suas declarações de Imposto de Renda de 2016, 2017 e 2018. O caso veio a público em fevereiro deste ano.

Quem é Cristóbal Martell?

Martell ficou conhecido no Brasil após ser contratado às pressas para assumir a defesa de Daniel Alves. Mas, na Catalunha, o advogado já era famoso antes disso, pois já defendeu o Partido Popular, partido de direita da Espanha, e o ex-presidente catalão, Jordi Pujol.

"É como se Lula e Bolsonaro tivessem o mesmo advogado", disse ao UOL uma fonte jurídica espanhola.

Martell é conhecido por ser capaz de conseguir acordos que à primeira vista parecem impossíveis. No caso do brasileiro, ele não conseguiu: Alves completou dois meses preso na segunda-feira (20).

Casos gigantescos defendidos por Martell

  • Um dos principais líderes da democratização da Espanha, o ex-presidente da Catalunha Jordi Pujol encabeça um dos maiores escândalos de corrupção do país e é defendido por Martell. O processo inclui sua esposa e filhos, numa acusação que pede 29 anos de prisão para Pujol. O processo ainda tramita na Justiça Espanhola.
  • Ele advogou para Messi quando investigado por sonegação de imposto. Por colaborar com as investigações e devolver para a Fazenda parte dos recursos que não foram declarados, Messi e seu pai tiveram penas abrandadas.
  • Martell defendeu o Barcelona contra Neymar. Em 2016, o clube foi denunciado por fraudes fiscais na contratação do jogador brasileiro três anos antes, além de questões trabalhistas e civis. O advogado costurou um acordo entre as partes sobre quatro processos que foi considerado "amistoso".