Grupo da morte brasileiro? Saiba como é o sorteio da Libertadores
O sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores é um momento muito aguardado por todos os fãs de futebol. Afinal, é quando são definidos os grupos e os confrontos da principal competição do continente sul-americano. Mas como funciona o sorteio?
Inicialmente, as equipes são divididas em quatro potes com base em seu desempenho na edição anterior da competição e em outros critérios determinados pela Conmebol. As oito equipes melhores classificadas são colocadas no pote 1, as oito seguintes no pote 2, e assim sucessivamente.
O sorteio começa com as equipes do pote 1, que são sorteadas para definir quem será o cabeça de chave de cada grupo. A exceção fica por conta do atual campeão, que já é pré-definido como o cabeça de chave do grupo A.
Depois, as equipes dos potes 2 e 3 são sorteadas para completar cada grupo, sendo que nenhum time pode cair na mesma chave que outra equipe do mesmo país.
A única exceção é o pote 4, composto pelas equipes que vêm da fase preliminar da competição e as piores colocadas no ranking da Conmebol, que podem ser sorteadas para qualquer grupo, independentemente da nacionalidade das outras equipes.
Em cada grupo, os times se enfrentam em jogos de ida e volta, e os dois primeiros colocados avançam para a fase eliminatória. É possível que ocorram confrontos entre equipes tradicionais logo na fase de grupos, o que torna a competição ainda mais emocionante.
O sorteio da fase de grupos da Libertadores de 2023 acontecerá no dia 27 de março, às 21h (horário de Brasília), na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai. Todos os olhos estarão voltados para a cerimônia, que definirá os rumos da competição mais importante da América do Sul.
Veja os potes do sorteio:
No pote 1, estão os cabeças de chave da competição: Flamengo (Brasil), River Plate (Argentina), Palmeiras (Brasil), Boca Juniors (Argentina), Nacional (Uruguai), Athletico-PR (Brasil), Independiente Del Valle (Equador) e Olímpia (Paraguai).
Já no pote 2, encontramos as equipes que ficaram logo abaixo dos cabeças de chave no ranking da Conmebol: Libertad (Paraguai), Atlético Nacional (Colômbia), Internacional (Brasil), Barcelona de Guayaquil (Equador), Racing (Argentina), Corinthians (Brasil), Colo-Colo (Chile) e Fluminense (Brasil).
No pote 3, estão equipes com menor pontuação no ranking: Bolívar (Bolívia), The Strongest (Bolívia), Melgar (Peru), Alianza Lima (Peru), Argentinos Juniors (Argentina), Metropolitanos (Venezuela), Aucas (Equador) e Monagas (Venezuela).
Por fim, no pote 4: Liverpool (Uruguai), Deportivo Pereira (Colômbia), Ñublense (Chile), Patronato (Argentina), Independiente de Medellín (Colômbia), Atlético-MG (Brasil), Sporting Cristal (Peru) e Cerro Porteño (Paraguai).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.