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MLS busca popularidade fora dos EUA e fecha parcerias com Tik Tok e Apple

MLS pretende expandir popularidade internacionalmente com parcerias com Apple TV e Tik Tok - Divulgação / MLS
MLS pretende expandir popularidade internacionalmente com parcerias com Apple TV e Tik Tok Imagem: Divulgação / MLS

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/03/2023 12h00

A Major League Soccer - liga de futebol dos Estados Unidos - fechou parcerias com Tik Tok e Apple TV em busca de popularidade fora do país.

O que aconteceu

  • O acordo com o TikTok estabelece que os clubes criarão conteúdos de maneira ativa na rede social junto com influenciadores renomados da plataforma.
  • O aplicativo da TikTok também terá um espaço dedicado à liga, com materiais sobre a competição, times e jogadores.
  • Em relação à Apple TV, um acordo de US$ 2,5 bilhões [cerca de R$ 13 bilhões] foi assinado com a liga e será válido pelos próximos dez anos.
  • Os jogos serão disponibilizados pela plataforma de streaming para o público nacional e internacional, e o primeiro mês terá partidas gratuitas disponíveis.
  • Alguns jogos serão transmitidos simultaneamente também pela Fox, devido ao contrato linear em vigor.

Serviço de assinatura nos moldes da NBA e NFL

  • Outro produto que será oferecido aos clientes é o serviço de assinatura "MLS Season Pass", disponibilizado pela Apple para mais de 100 territórios e inspirado nos modelos da NBA e da NFL.
  • O serviço promete mais ângulos de câmera, maior qualidade de som e imagem, além de novos gráficos.
  • Há também disponível o "MLS 360", um programa voltado para exibir os principais momentos e gols da rodada em tempo real.
  • O assinante terá à disposição todas as partidas da liga ao vivo, com transmissões em inglês e espanhol, além de confrontos da "MLS Cup Playoffs" e "Leagues Cup".

Modelo de transmissão por streaming divide opiniões

O crescimento da MLS passa não só pela profissionalização em diversas áreas, mas também pela inovação tecnológica e mercadológica. Ao se inspirar em modelos inovadores da NBA e NFL, a MLS segue um caminho de transformação a fim de melhorar o produto através da inovação com diferentes players do mercado"
Fernando Patara, CEO e Head de Inovações do 'Arena Hub'

O interesse em cima da MLS certamente aumentará de forma orgânica nos próximos anos, já que o país será uma das sedes da Copa em 2026 [além de Canadá e México]. No entanto, como o foco é o de popularização em níveis nacional e global, condicionar o acesso das transmissões à plataforma paga pode fazer com que a meta até seja alcançada, mas demandará um pouco mais de tempo"
Renê Salviano, CEO da 'Heatmap', empresa de marketing esportivo

A Apple TV é conhecida por sua interface intuitiva e amigável, e a MLS espera capitalizar isso. A liga está trabalhando com a Apple para criar uma experiência de visualização mais envolvente e interativa aos fãs. Embora haja possíveis desvantagens, como a limitação da audiência pelo acesso à plataforma, a liga mostra que está tentando elevar o nível do produto"
Jorge Braga, ex-CEO do Botafogo