Topo

Paulista - 2023

Paulistão: quais são os times do interior que bateram os grandes?

Inter de Limeira de 1986 brilhou: foi o primeiro título de um clube do interior no estadual - Arquivo
Inter de Limeira de 1986 brilhou: foi o primeiro título de um clube do interior no estadual Imagem: Arquivo

Do UOL, em São Paulo

22/03/2023 04h00Atualizada em 22/03/2023 10h14

Em mais de 120 anos de história, o Campeonato Paulista já mostrou que times pequenos podem, sim, desbancar os considerados gigantes em jogos decisivos.

Desde que Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos se consolidaram no cenário nacional, o Paulistão colecionou algumas surpresas.

Uma das primeiras e mais lembradas até hoje é a da Inter de Limeira campeã de 1986. Comandada pelo ídolo santista Pepe, a equipe fez a melhor campanha geral após dois turnos e desbancou o próprio Santos na semifinal antes de chegar à decisão.

Após empate no 1° jogo, o time do interior superou o Palmeiras dentro do Morumbi com Kita e Tato balançando as redes de Martorelli. O alviverde ainda descontou com Amarildo, mas não conseguiu evitar o primeiro título de um clube do interior no Estadual.

Quatro anos depois, Bragantino e Novorizontino fizeram a famosa "final caipira". Melhor para a equipe de Bragança, que foi campeã após dois empates e ficou com a taça por ter campanha superior em relação ao adversário.

Aquela façanha, aliás, projetou de vez o jovem Vanderlei Luxemburgo para o cenário nacional dos treinadores. Aquele elenco também tinha atletas como Marcelo Martelotte (hoje treinador), Mauro Silva (atual vice da FPF), Robert (ex-atacante do Fluminense) e Pintado (ídolo do São Paulo e hoje treinador).

Dividida entre Mário, do Bragantino, e Márcio Santos, do Novorizontino, na final do Campeonato Paulista de 1990 - ACERVO/Gazeta Press - ACERVO/Gazeta Press
Dividida entre Mário, do Bragantino, e Márcio Santos, do Novorizontino, na final do Campeonato Paulista de 1990
Imagem: ACERVO/Gazeta Press

Em 2002, o Ituano aproveitou a ausência dos quatro grandes e tornou-se campeão do Estadual pela primeira vez. Naquele ano, os gigantes atuaram no Torneio Rio-São Paulo (ao lado de Guarani, Ponte Preta, Etti Jundiaí, Portuguesa e São Caetano) e "enfraqueceram" o Paulistão.

O São Caetano venceu o campeonato dois anos depois. Após bater na trave na Libertadores, a então badalada equipe do ABC desbancou São Paulo e Santos no mata-mata antes de derrotar o Paulista de Jundiaí na final.

O último "azarão" foi, novamente, o Ituano. Em 2014, o time treinado por Doriva surpreendeu, eliminou o Palmeiras na semifinal e, nos pênaltis, tornou-se campeão em cima do Santos dentro de um lotado Pacaembu.

Jogadores do Ituano levantam taça de campeão do Campeonato Paulista de 2014 - Junior Lago/UOL - Junior Lago/UOL
Jogadores do Ituano levantam a taça de campeão paulista após vencer o Santos
Imagem: Junior Lago/UOL