Topo

Processo de Tite contra Neto tem data para primeira audiência

Neto durante o programa Os Donos da Bola desta segunda-feira. - Reprodução/Band
Neto durante o programa Os Donos da Bola desta segunda-feira. Imagem: Reprodução/Band

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

22/03/2023 12h11

A Justiça marcou a data para a audiência preliminar no processo por injúria aberto pelo técnico Tite contra o apresentador e comentarista Neto, da Band.

O que aconteceu

  • O encontro entre as partes vai acontecer no dia 25 de setembro, ou seja, daqui a seis meses.
  • A audiência será em formato virtual.

O motivo da queixa-crime

  • As ofensas de Neto aconteceram depois da eliminação do Brasil na Copa do Mundo 2022.
  • Os advogados de Tite pontuaram no processo que Neto chamou o técnico de "filho de uma p...", "desgraçado", "sem vergonha", "burro", "idiota", "imbecil" e "vagabundo". O caso tramita na 1ª Vara Criminal de São Paulo.
  • A defesa de Tite pontuou que os termos formam um "conjunto inequívoco de ofensas, qualquer que seja o contexto em que proferidas". Ela acrescentou que elas "possuem elevado caráter pejorativo e não têm outro sentido senão o de atingir a honra" do treinador.
  • Neto se pronunciou e disse que Tite tem o direito de processá-lo, mas que não teme a ação na Justiça.

A disputa judicial

O pedido inicial dos advogados de Tite é que Neto seja enquadrado de acordo com os artigos 140 e 141 do Código Penal. A pena prevista é detenção de um a seis meses ou multa.

O valor pode ser elevado em um terço quando o crime é cometido na presença de várias pessoas, ou por meio que facilite a divulgação da calúnia, e pode ser triplicado quando divulgado em redes sociais.

A defesa de Tite citou nos autos a audiência do vídeo com as ofensas feitas por Neto no YouTube: as contas estão em 2,5 milhões de visualizações na plataforma.

"Totalizam-se — somente em reproduções via plataforma YouTube — 2.500.000 de reproduções do conteúdo injurioso, potencializando, em larga escala, o dano sofrido pelo querelante [Tite] em sua esfera de proteção da honra pessoal (dignidade e decoro)".