Topo

Eliminatórias da Eurocopa - 2024

Inglaterra bate Itália nas Eliminatórias da Euro com recorde de Kane

Harry Kane, atacante da Inglaterra, comemora seu gol contra a Itália, pelas Eliminatórias da Euro 2024 - Michael Regan/Getty
Harry Kane, atacante da Inglaterra, comemora seu gol contra a Itália, pelas Eliminatórias da Euro 2024 Imagem: Michael Regan/Getty

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/03/2023 18h41

Classificação e Jogos

A Inglaterra bateu a Itália por 2 a 1, no Estádio Diego Armando Maradona, em Nápoles, estreando com vitória no Grupo C das Eliminatórias da Eurocopa de 2024 e colocando um ponto final em um tabu histórico.

  • Declan Rice e Harry Kane, de pênalti, marcaram os gols da seleção inglesa, aos 13 e aos 43 do primeiro tempo, respectivamente. Os dois tentos saíram em jogadas após cobranças de escanteio.
  • Mateo Retegui descontou, aos dez da segunda etapa. O atacante de 23 anos, que nasceu na Argentina, deixou o dele em seu primeiro jogo pela seleção italiana.
  • Kane virou o maior artilheiro da seleção inglesa, com 54 gols marcados em 81 jogos. Ele superou Wayne Rooney, que balançou a rede 53 vezes em 120 partidas pelo país.
  • A Inglaterra ficou com um a menos na reta final, mas conseguiu segurar a pressão italiana e garantiu a vitória. Luke Shaw recebeu dois cartões amarelos e foi expulso.
  • O resultado encerrou uma escrita negativa de 45 anos dos ingleses diante do rival.
  • Ambas as equipes voltam a campo no domingo (26), pela segunda rodada das eliminatórias. A Inglaterra recebe a Ucrânia, às 13h, enquanto a Itália visita Malta, às 15h45.

Fim de tabu com emoção

A Inglaterra não batia a Itália há dez anos. O último triunfo dos ingleses sobre os italianos havia sido em amistoso disputado em agosto de 2012 e era o único desde 1997.

Foram seis jogos sem vencer desde 2012 e uma final perdida para os italianos: a da Eurocopa de 2020. As equipes empataram por 1 a 1 no tempo regulamentar da decisão, e a Inglaterra levou a pior nos pênaltis.

O retrospecto era ainda mais desfavorável contando somente jogos oficiais e tinha mais de quatro décadas, desde a vitória da Inglaterra no confronto direto, em 1977, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1978.

O tabu, no entanto, começou a ser quebrado logo no início do jogo de hoje. Após dez minutos de um duelo truncado, a equipe de Southgate começou a se impor, saiu na frente e tomou as rédeas do confronto.

Os ingleses encontraram na bola parada a brecha para furar a defesa italiana. Foi assim que a equipe construiu a jogada do primeiro gol e cavou o pênalti que resultou no segundo.

A Itália se perdeu em campo no final da primeira etapa e ainda cedeu mais chances para a Inglaterra ampliar. A seleção italiana não jogava desde novembro do ano passado, já que ficou fora da Copa do Mundo do Qatar, sofria na criação e não dava sinais de reação na partida.

Porém, a Azzurra conseguiu encontrar um gol na volta do intervalo e passou a ser superior em busca do empate, que não veio. Os italianos encurralaram o adversário, que ficou rendido na defesa, e pressionaram até o fim, sem sucesso em igualar o marcador.

Gols e lances de destaques

1x0. Aos 12 minutos de jogo, Saka cobrou escanteio e a bola foi até Kane, que dominou e finalizou dentro da área. A bola explodiu na marcação e acabou sobrando no meio para Rice, que mandou para dentro.

Passou perto. Aos 31, Bellingham roubou a bola no campo defensivo da Itália e acionou Phillips, que bateu cruzado perto da meia-lua. A bola passou rente à trave, levando muito perigo.

2x0. Aos 40, Saka bateu outro escanteio e a bola ia novamente para Kane, mas bateu no braço de Di Lorenzo. O árbitro inicialmente mandou seguir, mas o VAR sugeriu revisão, e ele acabou marcando o pênalti. O camisa 9 foi para a cobrança, deslocou o goleiro e ampliou.

Grealish perde. A Inglaterra chegou novamente nos acréscimos da etapa inicial. Kane recebeu na área e tocou para Grealish, que apareceu sozinho e bateu mascado, desperdiçando a grande chance de fazer o terceiro.

Chance da Itália. Aos 5 do segundo tempo, Verratti encontrou Pellegrini com espaço na área, que bateu muito por cima.

2x1. Aos 10, Pellegrini tirou da cartola um passe na medida, e Retegui saiu na cara do gol. O atacante estreante bateu rasteiro na saída de Pickford e diminuiu a diferença.

Ficha técnica
Itália 1 x 2 Inglaterra

Competição: 1ª rodada do Grupo C das Eliminatórias da Eurocopa
Local: Estádio Diego Armando Maradona, em Nápoles, na Itália
Data e hora: 23 de março de 2023, às 16h45 (de Brasília)
Árbitro: Srdjan Jovanovic (SER)
Gols: Declan Rice, aos 13, e Harry Kane, aos 43 da primeira etapa; Mateo Retegui, aos dez do segundo tempo
Cartões amarelos: Rice, Grealish, Maguire, Jorginho, Walker, Shaw (2x) e Acerbi
Cartão vermelho: Shaw

Itália: Donnarumma; Di Lorenzo, Rafael Tolói, Acerbi e Spinazzola; Barella (Cristante), Jorginho (Tonali) e Verratti; Berardi (Politano), Retegui e Pellegrini (Gnonto). Técnico: Roberto Mancini

Inglaterra: Pickford; Walker, Stones, Maguire e Shaw; Phillips, Rice e Bellingham (Gallagher); Saka (Reece James), Kane e Grealish (Foden [Trippier]). Técnico: Gareth Southgate