Turbinado por Suárez, Gauchão tem o dobro de público em 2023
A presença de Luis Suárez tem impacto além do Grêmio. Turbinado pelo uruguaio, a média de público do Campeonato Gaúcho dobrou em 2023.
O que aconteceu
No ano passado, a média de público pagante na primeira fase foi 2.395. A marca pulou para 4.862.
O Tricolor levou 166.594 pagantes às partidas que disputou na primeira fase da competição em 2023, com média de público superior a 15 mil pessoas.
Em 2022, ano em que iria disputar Série B, o Grêmio teve média de público de 6.950 pagantes na primeira fase. Em 2019 foram 11.254 em média. Ou seja, mesmo quando vinha embalado por uma boa temporada, houve menos torcedores presentes.
Em 2023, os jogos do Grêmio foram responsáveis por mais de 50% do público pagante em toda primeira fase do Gauchão. Duelos 'menos importantes', como contra Brasil de Pelotas, Aimoré e Avenida, levaram mais de 20 mil pessoas à Arena.
Considerando apenas os jogos da primeira fase com Suárez em campo, a média de pagantes é superior a 19 mil por partida.
O Inter, tradicional oponente gremista, teve média de 13.686 torcedores pagantes na primeira fase do Gauchão. Somente um jogo além do Gre-Nal levou mais de 20 mil ao estádio.
A temporada 2022 foi mais uma vez atípica, em razão da Copa do Mundo, o que fez com se encerrasse mais cedo e consequentemente se iniciasse mais cedo a temporada 2023. Lógico que uma competição com grandes jogadores atrai um maior contingente de torcedores, mas acredito que o longo período sem jogos ao vivo contribuiu também para a melhoria do público presente nos jogos do Gauchão Luciano Hocsman, presidente da Federação Gaúcha de Futebol
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.