Topo

Ex-presidentes criticam Flamengo por boicote ao UOL em treino no Ninho

Reportagem do UOL teve a entrada proibida no CT do Flamengo - Alexandre Araújo/UOL
Reportagem do UOL teve a entrada proibida no CT do Flamengo Imagem: Alexandre Araújo/UOL

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

24/03/2023 04h00

Ex-presidentes do Flamengo repudiaram a censura ao UOL, que foi impedido de entrar no CT Ninho do Urubu na manhã de ontem (23), para fazer a cobertura do treino do elenco profissional.

O que eles dizem?

  • Eduardo Bandeira de Mello, presidente entre 2013 e 2018

"Não vejo como positiva a decisão de impedir a presença do UOL nas instalações do clube. O UOL apenas cumpriu o papel que cabe à imprensa ao veicular uma denúncia que merece ser apurada até para que possa ser descartada em caso de improcedência", disse.

  • Kleber Leite, presidente entre 1995 e 1998.

"Como jornalista, como não poderia deixar de ser, lamento. As atitudes de força e radicais não batem com a nossa formação. Como ex-presidente, pelo que tenho conhecimento, fica a certeza de que todo mal-entendido só pode ser resolvido através do diálogo. Jamais pelo enfrentamento. Grosseria gera grosseria. E isto para o clube não é bom".

  • O UOL procurou os ex-presidentes Márcio Braga e Hélio Ferraz, que não quiseram se posicionar oficialmente sob argumento de não conhecerem os fatos concretos. Patrícia Amorim não foi localizada pela reportagem.

Entidades se posicionaram

  • A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ) emitiram nota repudiando a atitude da diretoria do Flamengo.
  • A Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos da ABI citou que sempre "se posicionou firmemente a favor da democracia e contra qualquer cerceamento à liberdade de expressão e ao exercício da função jornalística".
  • O SJPMRJ apontou que "a atitude dos dirigentes do clube não só desrespeita a liberdade de imprensa como ataca o jornalista em seu exercício profissional e seu compromisso com a informação bem apurada".

Entenda o caso

  • A ação do clube acontece após a publicação da matéria em que o engenheiro eletricista José Bezerra diz ter visto o CEO Reinaldo Belotti ordenar a retirada de partes de uma instalação elétrica problemática. A ação alteraria a cena do incêndio no Ninho enquanto a perícia ainda acontecia.
  • O clube foi procurado à época e as respostas foram publicadas pelo UOL.
  • O UOL procurou o Flamengo e aguarda diretamente um posicionamento oficial sobre os motivos de o veículo ter sido impedido de entrar. O clube se manifestou apenas por nota oficial em seu site.