Topo

Gaúcho - 2023

Grêmio leva susto, mas bate Ypiranga nos pênaltis e vai à final do Gaúcho

Jogadores do Grêmio comemoram durante disputa de pênalti contra o Ypiranga, pelo Gaúcho - Raul Pereira/Agência Estado
Jogadores do Grêmio comemoram durante disputa de pênalti contra o Ypiranga, pelo Gaúcho Imagem: Raul Pereira/Agência Estado

Eduardo Nunes

Colaboração para o UOL

25/03/2023 18h52

Após uma vitória de virada em casa por 2 a 1, o Grêmio bateu o Ypiranga por 5 a 4 nos pênaltis e se classificou para a final do Gaúcho.

  • O Canário, que havia vencido na ida por 2 a 1, aumentou sua vantagem no começo da segunda etapa com o gol de Mossoró.
  • Thaciano e Bruno Alves, ambos de cabeça, decretaram a virada para o Tricolor e levaram a decisão da vaga na final para as penalidades.
  • Adriel defendeu duas cobranças e classificou o Grêmio para a grande decisão.
Amanhã (26), às 18h, Internacional e Caxias decidem o outro finalista no Beira Rio. Na ida, empate por 1 a 1.

Thiago Santos fica apenas 23 minutos em campo

O volante do Tricolor entrou no intervalo na vaga de Galdino, mas não fez uma boa exibição. Muito vaiado após o gol dos visitantes, o jogador passou a menos criticado pela torcida com o empate, porém, mesmo assim, saiu de campo. Aos 23 minutos, Renato Gaúcho acionou Cristaldo, que foi aplaudido pelas arquibancadas ao entrar em seu lugar.

Caíque para Suárez, mas falha na bola aérea

O goleiro do Ypiranga teve uma grande exibição na tarde de hoje (25) e levou a melhor no duelo contra Suárez, que passou em branco novamente. No entanto, o defensor saiu muito mal no lance que deu o gol de empate para o time da capital e voltou a sofrer um gol de cabeça na virada de Bruno Alves.

Como foi o jogo

Os dois times precisaram fazer alterações com menos de 20 minutos de bola rolando. Windson sentiu uma lesão e deixou o gramado aos 8'. Ferreira, aos 18', com dores musculares, também precisou sair para a entrada de Zinho.

Precisando o resultado, Grêmio teve a iniciativa e buscou o ataque, mas o Canário também conseguiu chegar na adversária, contudo sem levar tanto perigo na primeira etapa.

O cenário mudou com apenas 7' depois do intervalo, quando Mossoró abriu o placar para os visitantes. Após o baque, o time da casa conseguiu o empate aos 15' e passou a exercer uma grande pressão, conquistando a virada em duas jogadas aéreas.

Com o placar, a disputa da vaga na final foi para as penalidades. Reinaldo foi o primeiro a bater para o Grêmio e acertou a trave, assim como Gedeílson, o primeiro a bater dos visitantes. Na sequência, Cristaldo, Bitello e Suárez marcaram. Para a equipe do interior, Mossoró e Erick converteram. Na quarta cobrança, Adriel defendeu o chute de Ralph e deixou o Grêmio em vantagem. Porém, Diego Souza perdeu a quinta cobrança.

Caíque fez para o Ypiranga e levou para as alternadas. Bruno Alves acertou e Ronald deixou tudo igual. Na sétima batida, Gustavinho fez o dele e, em nova defesa de Adriel na tentativa de Jhonatan Ribeiro, o Grêmio se classificou.

Lances importantes

1 minuto do primeiro tempo. Thaciano correu com liberdade pelo meio e arriscou. De uma maneira bem difrente, o goleiro Caíque evitou o gol e deixou o rebote para Suárez, que pegou muito mal na bola.

17 minutos do primeiro tempo. Vina cruzou de muito longe e Suárez cabeceou bem e obrigou Caíque a fazer uma grande defesa.

33 minutos do primeiro tempo. Bitello recebeu um lançamento longo e passou a bola para a Suárez, que mandou cruzado, mas sem a direção correta.

4 minutos do segundo tempo. Suárez driblou dois na área, mas o goleiro Caíque saiu bem e defendeu. No lance seguinte, o uruguaio ficou cara a cara com o arqueiro, mas exagerou na força e mandou por cima da meta.

Grêmio 0x1 Ypiranga. Após saída errada de Bruno Alves, Mossoró ficou com a bola e arriscou de fora da área. A finalização ia no meio no gol, mas o desvio em Bruno Uvini triou o goleiro Adriel e fez com a bola só parasse no fundo da rede, aos 7' do segundo tempo.

Grêmio 1x1 Ypiranga. Bitello cruzou, também de longe e o goleiro Caíque, que vinha sendo o destaque, saiu muito mal. Thaciano se antecipou e desviou de cabeça para deixar tudo igual.

20 minutos do segundo tempo. O goleiro Caíque levou a melhor mais uma vez na disputa com Suaréz. O atacante ganhou da defesa na corrida, entrou na área e finalizou colocado, mas o guarda-redes salvou com a mão direita.

Grêmio 2x1 Ypiranga. Bruno Alves, de cabeça, vira o jogo para o Grêmio aos 32' da etapa final. O zagueiro subiu mais alto que a marcação na cobrança de escanteio e mandou no canto, sem chances de defesa.

Agenda

Classificado, o Grêmio espera a definição de seu adversário para saber contra quem disputará o título estadual nos próximos dois finais de semana. Já o Ypiranga aguarda o sorteio da CBF para conhecer seu adversário na terceira fase da Copa do Brasil, que terá os jogos de ida acontecendo na segunda semana de abril.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2 (5)x(4) 1 YPIRANGA

Competição: Campeonato Gaúcho - jogo de volta da semifinal
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Dia e hora: 25 de março, sábado, às 16h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Douglas Schwengber da Silva
Assistentes: Tiago Augusto Kappes Diel e Fagner Bueno Cortes
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN)

Cartões amarelos: Renato Gaúcho, Reinaldo (GRE); Patric, Windson, Erick (YPI)
Gols: Mossoró, aos 7'/2ºT, para o Ypiranga; Thaciano, aos 15'/2ºT, e Bruno Alves, aos 32'/2ºT, para o Grêmio.

Grêmio: Adriel; João Pedro, Bruno Alves, Bruno Uvini e Reinaldo; Thaciano (Gustavinho), Bitello e Vina (Diego Souza); Ferreira (Zinho), Galdino (Thiago Santos e, depois, Cristaldo) e Luis Suárez. Técnico: Renato Gaúcho.

Ypiranga: Caíque; Gedeílson, Islan, Windson (Ronald) e Patric (Gustavo Nogy); Lorran, Mossoró, Matheuzinho (MV) e João Pedro (Ralph); Barbio (Jhonatan Ribeiro) e Erick. Técnico: Luizinho Vieira.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado, o jogo de ida foi 2 a 1 para o Ypiranga. O erro foi corrigido.