Topo

Vini Jr vira a cara da seleção em início de ciclo e com Neymar ausente

Do UOL, em Rio (RJ) e Santos (SP)

25/03/2023 04h00

O amistoso contra o Marrocos, hoje (25), às 19h (de Brasília), marca um capítulo na seleção brasileira em que Vini Jr. passa a ser o centro das atenções. A partida não terá Neymar, machucado, o que contribui.

Por que Vini Jr ficou ainda mais relevante na seleção

  • Está acostumado a grandes jogos, tanto que fez o gol da final da última Liga dos Campeões, vencida pelo Real Madrid diante do Liverpool. Foi eleito o melhor jogador do último Mundial de Clubes.
  • Jogador corajoso para tentar dribles e lances plásticos. Reflete o DNA do futebol brasileiro na qualidade do um contra um. Isso faz com que os marcadores também o tenham como centro das atenções.
  • Mostra personalidade, mesmo quando é atacado por questões fora de campo, como é o caso do racismo sofrido na Espanha com frequência.
  • Tem 22 anos, foi titular durante toda a Copa do Qatar, é referência já para a geração de jovens e tem projeção de se manter em alta para a Copa 2026. Foi bem recebido por Neymar quando era o novato na seleção com Tite e agora replica o mesmo com a geração de Vitor Roque e Andrey Santos.
  • Vini já ficou em oitavo na eleição da Bola de Ouro, feita pela revista France Football, na temporada passada.

O que ele disse

Sempre venho trabalhando para estar preparado o quanto antes para qualquer responsabilidade que eu tenha que ter dentro do elenco, dentro de campo, para ajudar minha equipe. Aqui tem muitos jogadores experientes Vini Jr, atacante da seleção brasileira

Divulgação do jogo

O material de divulgação da partida, feito pelos organizadores do lado marroquino, trouxe Vini como uma das fotos de destaque. No Instagram da seleção, a arte tem Vinicius ao lado de Rodrygo, que vai ser o camisa 10 no amistoso deste sábado.
Divulgação do jogo Marrocos x Brasil - Reprodução - Reprodução
Divulgação do jogo Marrocos x Brasil
Imagem: Reprodução

O cuidado com a carreira

Vini desde cedo já foi tratado como potencial astro do futebol. No Flamengo, foi uma joia bem cuidada, que se destacava na base a ponto de ser vendido ao Real Madrid por 45 milhões de euros quando ainda tinha 16 anos. Isso já fez com que Vinicius se cercasse de uma estrutura ao seu redor que o preparasse para o papel de referência. Pessoalmente, Vini é conhecido pelo sorriso largo, o que acrescenta carisma na relação com os torcedores.

Em termos de mercado, ele se acostumou ao papel de garoto-propaganda. Tem contratos com diversas marcas, já foi modelo de itens de luxo e ator em comercial da casa de apostas.

Mas no momento vive um impasse com a Nike. A relação está estremecida. Vini tem usado uma chuteira branca que não mostra com clareza a marca da fornecedora.