Topo

Messi, Mbappé e CR7 brilham em seleções enquanto Neymar vive novo calvário

Cristiano Ronaldo comemora gol contra Liechtenstein pelas Eliminatórias da Euro -  Octavio Passos/Getty Images
Cristiano Ronaldo comemora gol contra Liechtenstein pelas Eliminatórias da Euro Imagem: Octavio Passos/Getty Images

Thiago Arantes

Do UOL, em Tânger (MAR)

27/03/2023 04h00

Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Kylian Mbappé foram protagonistas na volta do futebol de seleções após a Copa do Mundo do Qatar. Os três jogadores mais bem pagos do mundo se destacaram, marcaram gols e ganharam atenção mundial nos últimos dias.

Quarto colocado na lista, Neymar, não teve a mesma chance. O brasileiro sofreu uma lesão no tornozelo direito no dia 19 de fevereiro, passou por uma operação e só deve voltar a jogar em junho. Ele ainda não anunciou se continuará defendendo a seleção brasileira.

Enquanto Neymar se recupera, as outras estrelas brilham. Na noite de quinta-feira, Lionel Messi marcou o segundo gol na vitória da Argentina sobre o Panamá (2 a 0), em amistoso no Monumental de Núñez. Mas o gol foi apenas um detalhe: a festa da torcida antes do início do confronto, com o camisa 10 emocionado junto aos três filhos, foi uma das grandes imagens do futebol deste ano.

Na Europa, em jogos que já são oficiais -pela fase de classificação para a Eurocopa-24-, Portugal e França também recorreram aos seus craques; as duas seleções começaram o caminho para o torneio continental com goleadas.

messipanama - Marcelo Endelli/Getty Images - Marcelo Endelli/Getty Images
Messi comemora gol da Argentina contra o Panamá
Imagem: Marcelo Endelli/Getty Images

Em Lisboa, também na quinta-feira, os portugueses não deram chances à fraca seleção de Liechtenstein: 4 a 0, com dois gols de Cristiano Ronaldo. Aos 38 anos, o camisa 7 liderou a equipe, que estreou sob o comando do treinador espanhol Roberto Martínez. Neste domingo foi a vez de golear Luxemburgo por 6 a 0, com mais dois gols do veterano atacante.

A França também venceu por 4 a 0, mas diante de um rival muito mais qualificado: a Holanda. Mbappé marcou duas vezes e ainda deu uma assistência para Griezmann. Foi a estreia do jogador do PSG, de 24 anos, como capitão da seleção francesa.

O futuro de Neymar

Apesar de não ter feito um anúncio oficial sobre a continuidade na seleção brasileira, a tendência é que Neymar opte por seguir defendendo a equipe. O camisa 10 tem ouvido apelos de jogadores, funcionários e amigos para continuar na seleção brasileira, mas não tem pressa para se posicionar.

As pessoas mais próximas acreditam que o craque continuará na seleção na busca pelo sonho do hexa. A eliminação para a Croácia na Copa do Qatar, porém, mexeu muito com Neymar.

Durante a Copa do Mundo, ele sofreu uma lesão, recuperou-se, fez o gol que abriu o placar contra os croatas e depois viu o time cair nos pênaltis. Neymar atua pela seleção desde 2010 e soma 124 partidas. Ele tem 77 gols marcados, empatado com Pelé na lista de maiores artilheiros da história da Amarelinha, de acordo com as contas da Fifa

neybrasil02 - Catherine Steenkeste/Getty Images - Catherine Steenkeste/Getty Images
Neymar está afastado por lesão no tornozelo
Imagem: Catherine Steenkeste/Getty Images

Na ausência de Neymar, o protagonismo no amistoso contra Marrocos caiu sobre Vini Jr. Adorado no país por suas atuações pelo Real Madrid -especialmente em Tânger, onde há forte influência espanhola-, Vinícius tornou-se a "cara" da partida, tendo sua imagem usada para promover o duelo.

Haaland, a outra ausência

Neymar não é a única ausência de grande porte nesta Data Fifa. O norueguês Erling Haaland, artilheiro da Premier League e da Champions League, também ficou fora por causa de uma lesão.

Sem o atacante, a Noruega não teve chances contra a Espanha, pelas Eliminatórias da Eurocopa: perdeu por 3 a 0, em Málaga, na primeira rodada do Grupo A.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, Cristiano Ronaldo marcou dois gols contra a seleção de Liechtenstein, e não três. O erro foi corrigido.