Topo

Técnico é demitido após chamar jogador do próprio time de 'negro de m...'

Técnico Jeaustin Campos foi demitido do Deportivo Saprissa por racismo contra atleta - Reprodução/Facebook
Técnico Jeaustin Campos foi demitido do Deportivo Saprissa por racismo contra atleta Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

28/03/2023 23h57

O técnico Jeaustin Campos foi demitido do Deportivo Saprissa, da Costa Rica, por racismo contra um jogador do próprio time.

O que aconteceu

  • O treinador chamou o atacante jamaicano Javon East de "negro bastardo" e "negro de m...".
  • O jogador denunciou o treinador à Associação de Jogadores Profissionais de Futebol (Asojupro). A entidade, por sua vez, cobrou uma atitude do clube.
  • O Saprissa comunicou hoje, nas redes sociais, a demissão do treinador. O clube ainda anunciou que fará uma investigação interna.
  • O jornal costarriquenho La Nación exibiu o documento enviado pela Asojupro ao Saprissa.

O que disse o Saprissa

O Deportivo Saprissa comunica que, logo após a reunião da Junta Diretiva nesta manhã, tomou a decisão de abrir mão imediatamente dos serviços do nosso técnico Jeaustin Campos. Paralelamente, continuará com o processo de investigação interna a respeito da atuação de Ángel Catalina na abordagem deste tema, o que tornaremos de conhecimento público assim que for concluído".

Lamentou o episódio: "O Deportivo Saprissa lamenta profundamente o que seu jogador teve que atravessar e se compromete a redobrar esforços para que uma situação destas nunca mais se repita dentro do clube".

O que disse a Asojupro

  • O jogador procurou ajuda do gerente esportivo Ángel Catalina, que afirmou que as expressões eram "comuns" na Costa Rica.
  • O documento lista outros casos de racismo no país e cobra atitudes de combate à discriminação.