Topo

CBF publica ato que permite Água Santa ter titulares na final do Paulistão

Jogadores do Água Santa comemoram gol de Lucas Tocantins na semifinal do Paulista, contra o Red Bull Bragantino - Jota Erre/Agêndia Estado
Jogadores do Água Santa comemoram gol de Lucas Tocantins na semifinal do Paulista, contra o Red Bull Bragantino Imagem: Jota Erre/Agêndia Estado

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

29/03/2023 22h59

A CBF oficializou hoje (29) um ato que mexe nas regras de transferências de jogadores. Há benefício para clubes como o Água Santa, que pode prorrogar o contrato de jogadores e ter o time completo na final do Paulistão, em 2 e 9 de abril, sem que isso inviabilize negociações para clubes das Séries A e B. O jogo é contra o Palmeiras.

O que a CBF fez

  • Houve ajuste no Regulamento Nacional de Registro e Transferência, que permite exceções no registro de jogadores após o fechamento da janela de transferências, marcado para 3 de abril.
  • Os clubes podem fazer o registro de jogadores que tenham atuado nos estaduais, com rescisão ocorrida entre 4 de abril e 20 de abril.
  • A solicitação de transferência no sistema da CBF não pode passar do dia 20 e, obrigatoriamente, o jogador em questão tem que ter disputado o estadual.
  • A CBF disse que aumentou o número de exceções "para atender à dinâmica do nosso mercado doméstico e proteção aos atletas de futebol", segundo ofício enviado às federações estaduais.
  • A CBF não restringe a exceção a um clube específico, mas tem a prerrogativa de negar o registro de quem ela entender que não se encaixa.

O que o clube deve fazer agora?

Com o ajuste, os clubes que quiserem manter seus jogadores para as finais dos estaduais, como o Água Santa, podem prorrogar os contratos dos jogadores que se encerravam antes do término das competições em questão.

Havia incerteza sobre o cenário nas finais porque clubes como o Água Santa não se programaram pensando que chegariam tão longe. Assim, firmaram contratos que terminam antes da decisão.

Outro item acrescentado para o segundo semestre

A exceção para registro de jogadores fora da janela também envolve rescisão com clube anterior participante da Série C de 2023, ocorrida entre os dias 3/9/2023 e 15/9/2023. Nesses casos, o novo registro poderá ser solicitado somente por clube participante do Campeonato Brasileiro da Série B de 2023, devendo a solicitação de transferência ser concluída no sistema da CBF até o dia 15 de setembro. O clube anterior necessariamente deve ser uma das 12 equipes desclassificadas após o término da 1ª fase do Campeonato Brasileiro da Série C de 2023.

A janela de transferências 2023

  • Primeiro Período: início em 10 de janeiro de 2023 (terça-feira) e término em 3 de abril de 2023 (segunda-feira)
  • Segundo Período: início em 3 de julho de 2023 (segunda-feira) e término em 2 de agosto de 2023 (quarta-feira)