Topo

Copa do Nordeste - 2023

Ceará vence o Fortaleza em jogaço e vai à final da Copa do Nordeste

Atleta do Ceará comemora seu gol com jogadores do seu time durante partida contra o Fortaleza -  Kely Pereira/AGIF
Atleta do Ceará comemora seu gol com jogadores do seu time durante partida contra o Fortaleza Imagem: Kely Pereira/AGIF

Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió

29/03/2023 23h38

O Ceará venceu o Fortaleza por 3 a 2, hoje (29), pela semifinal da Copa do Nordeste e vai à decisão do torneio.

  • Os gols foram marcados por Erick, Caíque e Titi (contra) para os vencedores, enquanto Calebe e Lucero diminuíram para o Leão do Pici, na Arena Castelão.
  • A final da Copa do Nordeste será em dois jogos: 19 de abril e 3 de maio.
  • O adversário não está definido ainda, já que a partida entre Sport e ABC foi suspensa depois que a chuva castigou o gramado da Ilha do Retiro.
  • Fortaleza e Ceará ainda decidirão o Campeonato Cearense.

Como foi o jogo

O primeiro tempo da partida ficou marcado pelo alto número de faltas. Os jogadores dos dois times se engalfinharam, e muitos cartões amarelos foram distribuídos.

Apesar disso, o Ceará foi mais assertivo no ataque e se impôs, enquanto faltava ao Fortaleza criatividade para resolver os desafios. Com a vantagem, o Vozão amarrou mais na partida.

O jogo ganhou ainda mais drama com a expulsão de Thiago Galhardo no começo do segundo tempo, quando o Ceará já tinha dois gols a mais no placar.

O Fortaleza não desistiu e foi para cima, diminuindo o placar com Lucero e contando com lances rápidos de Moisés, e o Vozão continuou fazendo o seu jogo de contra-ataque e de valorização da posse de bola.

Um dos destaques do jogo foi o goleiro Richard.

Lances importantes

0x1. Após uma longa revisão de uma dividida entre Lucas Crispim e Erick, foi marcado pênalti para o Ceará. Erick chamou a responsabilidade e bateu no canto esquerdo, aos 12 do primeiro tempo. Fernando Miguel ainda acertou o lado, mas não conseguiu chegar na bola.

1x1. Aos 30 da primeira etapa, Calebe, do Fortaleza, cobrou direto uma falta do canto direito do ataque e surpreendeu o goleiro Richard, que se posicionou mal e não conseguiu voltar a tempo de espalmar a bola.

1x2. Mal deu tempo de o Fortaleza comemorar o empate. Guilherme Castilho cobrou escanteio fechado, Lucero desviou, Fernando Miguel espalmou, mas Caíque estava atento e aproveitou o rebote para devolver a vantagem ao Vozão quatro minutos depois do empate.

1x3. Logo no começo da segunda etapa, o Ceará aumentou mais a distância no placar. Janderson recebeu um bolão na esquerda e cruzou rasteiro para dentro da grande área. Titi esticou a perna para tentar tirar, mas desviou para a própria rede.

Galhardo expulso. Já com dois gols de desvantagem, o Fortaleza perdeu Thiago Galhardo aos nove minutos do 2º tempo por conta de uma agressão a Richardson. Ele já havia recebido um amarelo por reclamação quando estava no banco de reservas.

2x3. Após uma falta perto da grande área e um erro da defesa, a bola sobrou com Lucero, que encheu o pé e recolocou o Fortaleza no jogo aos 19 do segundo tempo.

Defesaça de Richard. Com o gol de Lucero, o Fortaleza conseguiu ser mais insinuante no ataque. Três minutos depois, Crispim bateu falta, a bola desviou na barreira, e o goleiro do Ceará teve que mudar de direção para alcançar a bola.

Empate, mas impedido. O Fortaleza chegou ao empate aos 33 do segundo tempo. Moisés recebeu ótimo lançamento de Hércules e finalizou. Richard defendeu, e a bola sobrou no ar para Lucas, que empurrou para a rede. A arbitragem, porém, assinalou impedimento, confirmado pelo VAR instantes depois.

Duas vezes Fernando Miguel. O Fortaleza desistiu da partida no minuto final, e o Ceará foi para o ataque. O goleiro do Leão do Pici defendeu dois chutes praticamente à queima-roupa.

FICHA TÉCNICA

Fortaleza 2 x 3 Ceará

Data: 29/03/2023
Local: Arena Castelão
Hora: 21h30 (de Brasília)
Cartões amarelos: Brítez (FOR), Marcelo Benevenuto (FOR), Guilherme Castilho (CEA), Vitor Gabriel (CEA), Thiago Galhardo (FOR) (2x), Romarinho (FOR), Warley (CEA), Arthur Rezende (CEA), Richard (CEA), Luvannor (CEA), Hércules (FOR), Caio Alexandre (FOR)
Cartões vermelhos: Thiago Galhardo (FOR)
Gols: Erick (CEA), aos 12' do 1º tempo (0-1); Calebe (FOR), aos 30' do 1º tempo (1-1); Caíque (CEA), aos 34' do 1º tempo (1-2); Titi (FOR, contra), ao 1º' do 2º tempo (1-3); Lucero (FOR), aos 19' do 2º tempo (2-3)

Fortaleza: Fernando Miguel; Brítez (Sammuel), Marcelo Benevenuto, Titi e Lucas Crispim (Tinga); Caio Alexandre e Hércules; Calebe (Yago Pikachu), Pochettino (Thiago Galhardo) e Romarinho (Moisés); Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Ceará: Richard; Warley, Tiago Pagnussat, Luiz Otávio e Willian Formiga (Danilo); Richardson, Caíque Gonçalves (Arthur Rezende) e Guilherme Castilho (Chay); Erick, Janderson e Vitor Gabriel (Álvaro) (Luvannor). Técnico: Gustavo Morínigo.