Topo

Argentina articula com a Fifa para receber Mundial Sub-20

Gianni Infantino, presidente da Fifa, chega ao hotel da Conmebol, em Luque, no Paraguai - Divulgação/Conmebol
Gianni Infantino, presidente da Fifa, chega ao hotel da Conmebol, em Luque, no Paraguai Imagem: Divulgação/Conmebol

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

30/03/2023 13h41

A Argentina está se movimentando nos bastidores para virar sede do Mundial Sub-20, que seria na Indonésia.

O que aconteceu

Os argentinos se aproximaram da Fifa para receber a competição, que ficou momentaneamente sem sede após a entidade retirar o direito dos indonésios.

A Argentina ficou de olho no torneio também porque não se classificou para o Mundial dentro de campo. Não passou da primeira fase do torneio que teve o Brasil como campeão.

A comissão técnica da seleção brasileira, encabeçada por Ramon Menezes, já está ciente do movimento dos argentinos. Ramon viajaria para a Indonésia para acompanhar o sorteio dos grupos do Mundial, mas voltou ao Brasil depois da derrota contra Marrocos no amistoso com a seleção principal.

O timing da articulação argentina casa com a presença do presidente da Fifa, Gianni Infantino, na Conmebol. Nesta sexta (31), acontece o Congresso da entidade sul-americana.

A CBF não mostrou interesse que o Brasil fosse sede do Mundial Sub-20.

O que os dirigentes disseram

Infelizmente tivemos que decidir que não se jogaria na Indonésia. Recebemos a candidatura da Argentina. Tenho as cartas do presidente da AFA, do Ministério do Turismo e Esportes e do Ministério da Economia para apoiar e dar as garantias necessárias para essa candidatura. É um país campeão do mundo, uma candidatura muito forte. Os passos seguintes para esse Mundial Sub-20 têm que ser em breve. Vamos levar ao Bureau da Fifa, que vai decidir quem vai ser o anfitrião do Mundial. Quero agradecer ao presidente da AFA, Chiqui Tapia, e ao governo por ter submetido essa candidatura tão rapidamente. Outros países manifestaram interesse, mas a Argentina foi o único país a oficializar a candidatura, com as garantias do governo. Vamos tomar a decisão nos próximos dois, três dias, o quanto antes".

Gianni Infantino, presidente da Fifa.

"Argentina se propôs. É uma medida de urgência. Ninguém previa que Indonésia deixaria de ser sede. A competição começa em maio. Tem que ter tudo pronto. Nesse sentido, Argentina tem. Se tivesse mais tempo, mais países teriam tentado participar. Mas a Argentina está preparada para qualquer tipo de competição. A AFA se sente em condições para levar esse desafio em um prazo muito curto".

Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol

O que a Fifa já anunciou

A Fifa disse que, a princípio, vai manter as datas do Mundial Sub-20: de 20 de maio a 11 de junho. A entidade prometeu anunciar a nova sede "o mais rápido possível".

A Fifa não deu mais detalhes sobre os motivos de sua decisão, mas um dirigente do futebol indonésio relacionou a atitude com a oposição do governador de Bali à presença de Israel no torneio.

Wayan Koster pediu um boicote à seleção israelense, classificada pela primeira vez para o Mundial Sub-20, devido à política indonésia de apoio aos palestinos, em uma carta enviada ao Ministério da Juventude e dos Esportes.

Argentino com moral

O presidente da Associação do Futebol Argentino (AFA), Chiqui Tapia, está com moral na Conmebol.Na segunda-feira, ele recebeu do presidente Alejandro Domínguez, o prêmio de melhor dirigente do futebol sul-americano. Foi parte da homenagem que a Conmebol fez à seleção argentina pelo título da Copa do Mundo 2022.