Topo

Palmeiras

Por que o Palmeiras demorou oito meses para reforçar o elenco?

Miguel Merentiel (esq.) e José Manuel López (dir.) foram apresentados como reforços do Palmeiras ao lado de Leila Pereira e Anderson Barros - Matheus Godoy/UOL
Miguel Merentiel (esq.) e José Manuel López (dir.) foram apresentados como reforços do Palmeiras ao lado de Leila Pereira e Anderson Barros Imagem: Matheus Godoy/UOL

Do UOL, em Santos (SP)

31/03/2023 04h00Atualizada em 31/03/2023 19h46

O Palmeiras demorou oito meses para anunciar uma contratação. Por que tanto tempo?

Entre Bruno Tabata e Richard Rios, o Palmeiras levou quase oito meses. Agora o Verdão também anunciou a chegada de Artur.

O Palmeiras fez diversas tentativas para substituir Danilo, mas encerrou negociações e atrasou as reposições. O clube entendeu que Tabata foi o substituto de Scarpa.

Os motivos são diversos e incluem valores inflacionados e a preocupação em não errar.

Dinheiro não sobra

O Palmeiras tem uma situação financeira estável, mas não suficiente para esbanjar, pagar valores acima do mercado e resolver rápido as situações.

O Verdão deve cerca de R$ 60 milhões para a Crefisa da presidente Leila Pereira e fez reduções recentes na folha salarial.

O clube quer pagar o que considera justo e entende que as demais equipes pedem mais dinheiro por se tratar do Palmeiras.

As altas pedidas fizeram algumas negociações não darem certo, como as de Jean Lucas, Allan e Michael.

Uma exceção seria Andrey, em fevereiro. O Chelsea mudou as condições do empréstimo e o volante foi para o Vasco.

Perfil da diretoria

O diretor Anderson Barros por vezes é criticado por torcedores do Palmeiras, mas tem o total apoio da presidente Leila.

Barros é discreto e é adepto de poucas e boas contratações, bem diferente do ex-diretor Alexandre Mattos.

O profissional tem paciência nas negociações, foge de leilões e estimula o clube a contratar apenas se não houver opções na base.

Risco de erro

A demora do Palmeiras por reforços também teve a ver com algumas contratações recentes pouco assertivas. A exigência aumentou.

Nomes de investimento alto como Flaco López, Merentiel e Atuesta ainda não vingaram. Merentiel foi emprestado para o Boca Juniors (ARG).

O Verdão, então, adotou cautela pelas reposições. Richard Rios e Artur são considerados reforços capazes de suprir essas ausências.

O Palmeiras seguirá atento ao mercado em busca de oportunidades. Com Rios e Artur, porém, o Verdão ficará ainda mais tranquilo. A janela fecha na próxima segunda-feira e reabre em julho.

Palmeiras