Topo

Mineiro - 2023

América tem mais pontos no Mineiro, mas vantagem na final é do Atlético-MG

Aloisio, do América-MG, comemora gol sobre o Cruzeiro, em jogo na Arena do Jacaré, pelo Mineiro 2023 - GILSON JUNIO/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
Aloisio, do América-MG, comemora gol sobre o Cruzeiro, em jogo na Arena do Jacaré, pelo Mineiro 2023 Imagem: GILSON JUNIO/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em Belo Horizonte (MG)

01/04/2023 04h00

Pela segunda vez em três anos, o América-MG está na final do Campeonato Mineiro. Apesar de o rival Atlético-MG ter a vantagem na decisão, o Coelho é o único clube invicto no Estadual e foi o que mais somou pontos.

O que aconteceu

  • Na primeira fase do Mineiro, o América somou 18 pontos, com cinco triunfos e três empates. O líder do Grupo B ficou apenas dois abaixo do Atlético, que venceu o Grupo A ao somar 20 pontos, com seis vitórias e dois empates.
  • Na semifinal o Coelho venceu as duas partidas diante do Cruzeiro, enquanto o Galo perdeu uma vez para o Athletic. Na soma geral da competição, o América tem 24 pontos somados contra 23 do rival alvinegro.
  • Em Minas Gerais, a vantagem é definida somente pela campanha da primeira fase, por isso o Atlético é quem joga por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols, além de fazer a segunda partida como mandante.
  • É também do América o ataque mais positivo da competição, com 19 gols anotados, contra 16 do Atlético. Porém, o Galo é a defesa menos vazada, com apenas seis, enquanto o Coelho levou sete gols.
  • O América precisa vencer pelo menos um dos jogos para ser campeão Mineiro. Caso vença uma partida e seja derrotado na outra, o Coelho só leva o título se a diferença de gols nos triunfo for maior do que no revés.

Galo teve caminho mais fácil

  • A fórmula de disputa do Mineiro em 2023 fez o América ter um caminho mais complicado do que o Galo. Os três times que disputam a repescagem do rebaixamento estavam no Grupo B, portanto não enfrentaram o Coelho na primeira fase.
  • O Atlético conquistou nove pontos diante dos times mais fracos da competição. Caldense, já rebaixada, Patrocinense e Democrata-SL fizeram as piores campanhas da primeira fase.
  • O Athletic foi o dono da 3ª melhor campanha na primeira fase e estava no Grupo A, portanto não enfrentou o Atlético. O time de São João del-Rei tirou pontos do América e do Cruzeiro, com dois empates.
  • Na semifinal o América pegou o Cruzeiro, enquanto o Atlético-MG enfrentou o Athletic. Apesar de a equipe do interior ter feito campanha melhor do que a Raposa, geralmente os clássicos são mais complicados que jogos contra times pequenos.