Topo

Da Champions ao Carioca: Filipe Luis e Marcelo voltam a duelar em decisão

Filipe Luís e Marcelo disputaram vaga na seleção brasileira e jogaram a Copa do Mundo de 2018 - Lucas Figueiredo/CBF
Filipe Luís e Marcelo disputaram vaga na seleção brasileira e jogaram a Copa do Mundo de 2018 Imagem: Lucas Figueiredo/CBF
Bruno Braz e Alexandre Araújo

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/04/2023 04h00

Após duelarem duas finais de Champions League, Filipe Luís e Marcelo voltarão a disputar um título, desta vez mais modesto e em outro momento das carreiras: o Campeonato Carioca, no clássico entre Flamengo e Fluminense.

O que aconteceu

Filipe Luís e Marcelo, durante anos, foram rivais em campo atuando por Atlético de Madrid e Real Madrid, respectivamente.

Os laterais-esquerdos fizeram duas finais de Champions League: nas temporadas de 2013/2014 e 2015/2016.

Marcelo foi campeão nas duas vezes: na primeira em uma goleada por 4 a 1, com direito a um gol do agora tricolor, e na segunda em uma emocionante vitória por pênaltis, após o empate por 1 a 1 no tempo normal, quando o jogador converteu sua cobrança.

Marcelo também possui uma ampla vantagem no total de confrontos diretos, fruto de, na maioria das vezes, o Real Madrid ter um elenco superior tecnicamente. Foram 16 duelos, com dez vitórias para Marcelo, quatro empates e duas vitórias de Filipe Luís.

Disputaram posição na seleção

Filipe Luís e Marcelo disputaram vaga na lateral-esquerda da seleção entre 2013 e 2018.

Ambos foram para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, quando o Brasil foi eliminado nas quartas de final para a Bélgica.

Marcelo foi o titular na maioria dos jogos, desfalcando somente contra o México, nas oitavas de final, quando Filipe Luís o substituiu.

Tendência é que sejam reservas hoje

Filipe Luís e Marcelo deverão iniciar o Fla-Flu de hoje no banco de reservas.

Filipe Luís está retornando de uma lesão e viu a concorrência aumentar, com a subida de produção de Ayrton Lucas e do improvisado Everton Cebolinha.

Já Marcelo vive a expectativa da estreia. O jogador tem treinado de maneira intensiva e está relacionado, mas deve ser opção para o segundo tempo. A tendência é a de que o jovem Alexsander inicie o clássico.

Flamengo e Fluminense se enfrentam hoje (1), às 20h30, no Maracanã, pelo jogo de ida da final do Campeonato Carioca.