Topo

Gaúcho - 2023

Final entre Grêmio e Caxias projetou Tite em duelo com Ronaldinho Gaúcho

Jogadores do Caxias comemoram o título do Gauchão de 2000 - Divulgação/SER Caxias
Jogadores do Caxias comemoram o título do Gauchão de 2000 Imagem: Divulgação/SER Caxias

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

01/04/2023 04h00

Caxias e Grêmio começam a decidir o título do Campeonato Gaúcho neste sábado. A partida de ida no estádio Centenário remete a um triunfo inesperado que projetou Tite contra Ronaldinho Gaúcho.

O que aconteceu

Tite comandava o Caxias no ano 2000, quando levou a equipe à final do Gauchão contra o Grêmio, tal qual ocorre hoje.

A equipe treinada pelo ex-técnico da seleção brasileira surpreendeu e levou o título. No duelo de ida, em Caxias do Sul, 3 a 0 para o time grená. Na volta, empate por 0 a 0 no Olímpico, com direito a pênalti perdido por Ronaldinho Gaúcho.

O feito do time da serra se tornou ainda maior pelo alto investimento gremista. Na época, impulsionado pela parceria com a empresa ISL, o time da capital tinha Zinho, Gabriel Amato, Astrada, Anderson Lima e Anderson Polga, além de Ronaldinho.

Catapultado por aquela decisão, Tite foi contratado exatamente pelo Grêmio, em 2001. No mesmo ano, conquistou a Copa do Brasil pelo time tricolor.

Depois passou por São Caetano, Atlético-MG, Corinthians (três vezes), Palmeiras, Al Ain, Inter e Al Wahda antes de comandar a seleção brasileira nas Copas do Mundo de 2018 e 2022.

Ronaldinho Gaúcho já era um fenômeno apesar de estar com apenas 20 anos. No ano seguinte, ele deixaria o Grêmio rumo ao PSG.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado, Tite teve três passagens pelo Corinthians, não duas. O erro já foi corrigido.