Topo

Carioca - 2023

Ex-árbitros veem erro em critério utilizado em lances de Fla x Flu

Do UOL, em São Paulo

02/04/2023 15h22

O UOL ouviu ex-árbitros que divergiram sobre a expulsão de Samuel Xavier e o cartão amarelo para Ayrton Lucas na vitória do Flamengo sobre o Fluminense, na final do Campeonato Carioca.

Alfredo Loebeling, João Paulo Araújo e José Aparecido discordam do critério utilizado pelo árbitro.

O que aconteceu

Léo Pereira recebeu cartão amarelo depois de derrubar Arias. O jogador do Fluminense ia sair na cara do gol.

Samuel Xavier foi expulso após chegar de sola e pisar em Ayrton Lucas.

O que os ex-árbitros disseram?

Alfredo Loebelin: "A expulsão do Samuel Xavier é justa, o problema foi o cartão amarelo para o Léo Pereira. Muita gente falou sobre 'o último homem', mas não existe a figura do último homem, o que existe é a oportunidade clara de gol. A maneira como ele [Léo] veio, não só impediu uma jogada promissora como veio de forma violenta. O Léo Pereira também tinha que ter recebido o cartão vermelho."

João Paulo Araújo: "Na minha opinião as duas faltas foram para expulsão. Na primeira houve a clara intenção do Samuel de matar a jogada, mas só o fato de parar a jogada não caracteriza expulsão, mas a violência da falta sim, foi o que aconteceu. O Samuel chegou atrasado e atingiu somente o jogador do Flamengo. Já no segundo lance aconteceu a mesma situação, o árbitro usou critérios diferentes na mesma situação, portanto errou em apenas advertir com o cartão amarelo."

José Aparecido: "O árbitro acertou, pois, o Samuel perdeu o tempo de bola e atingiu com um pisão por cima no tornozelo. Quanto ao Fernando Diniz a expulsão se deu pelo xingamento acintoso. Penso que a reclamação maior se deu por conta da não-expulsão de Leo Pereira num contra-ataque do Árias, onde o árbitro errou em não expulsá-lo."