Topo

Francês - 2022/2023

Messi é vaiado, PSG perde para o Lyon em casa e vê pressão aumentar

Jogadores do Lyon celebram gol contra o PSG, em duelo pelo Campeonato Francês - FRANCK FIFE / AFP
Jogadores do Lyon celebram gol contra o PSG, em duelo pelo Campeonato Francês Imagem: FRANCK FIFE / AFP

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

02/04/2023 17h50

O Lyon venceu o clássico com o PSG por 1 a 0, no Parque dos Príncipes, e aumentou a pressão no rival. Barcola foi o autor do gol do triunfo. Lacazette perdeu pênalti ainda no primeiro tempo.

Com o placar, o Lyon vai a 44 pontos e mantém a caminhada na tentativa de alcançar a classificação na Conference League.

O PSG, por sua vez, não atravessa o melhor momento. A equipe é líder da competição, com 66 pontos, mas perdeu a segunda consecutiva e vê as críticas da torcida aumentarem. Antes de a bola rolar, Messi voltou a ser vaiado.

O PSG volta a campo no sábado, contra o Nice, pelo Francês. O Lyon encara o Nantes, na quarta-feira, pela Copa da França.

Como foi o jogo?

Em casa, o PSG começou com boas tramas e Mbappé desperdiçou uma boa chance ainda nos primeiros minutos. Aos poucos, o Lyon começou a equilibrar as ações e teve presença maior no campo de ataque. Em um desses avanços, Donnarumma cometeu pênalti, mas Lacazette mandou na trave.

O PSG tinha a posse de bola, mas demonstrava dificuldade em conseguir espaços na marcação adversária, com Messi e Mbappé tendo vida difícil.

Messi, do PSG, em duelo com o Lyon, pelo Campeonato Francês - FRANCK FIFE / AFP - FRANCK FIFE / AFP
Imagem: FRANCK FIFE / AFP

Na volta do intervalo, o time da casa ensaiou uma mudança de postura e começou bem, mas foi o Lyon quem abriu o placar. Enquanto isso, o PSG mostrava muitos erros sem a bola e não conseguia demonstrar forças para reagir.

Nos minutos finais, a equipe de Messi pressionou em busca do empate e até esteve perto de balançar a rede, mas não teve sucesso.

Lances importantes

Quase. Aos 8 minutos do 1º tempo, Mbappé acionou Messi, que devolveu com um passe de letra e deixou o francês na cara do gol. Ele bateu na saída do goleiro, mas a bola saiu à esquerda.

Perdeu. Aos 14 minutos do 1º tempo, após Lacazette alçar a bola na área, Sarr ajeitou para trás e Thiago Mendes bateu colocado, mas mandou para fora.

Na trave. Aos 35 minutos do 1º tempo, Barcola saiu na frente de Donnarumma e escorregou. O lance seguiu e Lacazette foi derrubado pelo goleiro. Na cobrança, Lacazette mandou na trave.

Confusão. Aos 40 minutos do 1º tempo, Renato Sanches foi tirar satisfação com Kumbedi após uma disputa de bola e uma confusão entre jogadores dos dois times teve início.

Jogadores de PSG e Lyon se estranham durante jogo pelo Campeonato Francês - Sarah Meyssonnier/Reuters - Sarah Meyssonnier/Reuters
Imagem: Sarah Meyssonnier/Reuters

0x1. O brasileiro Thiago Mendes fez uma invesão e Kumbedi cruzou. Barcola bateu no contrapé de Donnarumma e abriu o placar.

Assustou. Aos 35 minutos do 2º tempo, Hakimi foi acionado na ponta direita, cortou e chutou cruzado, mas mandou para fora.

Por pouco. Aos 44 minuto do 2º tempo, Mbappé chutou, a bola desviou na zaga e pegou no pé da trave antes de sair pela linha de fundo.

Messi vaiado

A imprensa francesa noticiou que vaias foram ouvidas no Parque dos Príncipes quando a imagem de Messi apareceu no telão, antes da partida. As críticas ao argentino estão acontecendo de forma constante desde a eliminação na Liga dos Campeões.

Jogo atrasado

O duelo começou com 10 minutos de atraso. A partida estava originalmente marcada para 15h45 e o apito inicial foi às 15h55 (de Brasília).

FICHA TÉCNICA
PSG 0 x 1 LYON

Competição: Campeonato Francês
Local: Parque dos Príncipes
Dia e hora: 2 de abril, domingo às 15h45 (horário de Brasília)
Árbitro: François Letexier
Assistentes: Mehdi Rahmouni e Thomas Luczynski
Cartões amarelos: Bitshiabu; Donnarumma, Renato Sanches (PSG); Kumbedi, Barcola, Tolisso (Lyon)
Cartão vermelho: -
Gols: Barcola, do Lyon, aos 10'/2ºT

PSG: Donnarumma; Danilo Pereira, Marquinhos e Bitshiabu (Fabián Ruiz); Hakimi; Verratti (Ekitiké), Vitinha (Gharbi), Renato Sanches (Zaïre-Emery) e Nuno Mendes; Messi e Mbappé. Técnico: Christophe Galtier

Lyon: Anthony Lopes; Kumbedi (Caqueret), Diomandé, Lukeba, Lovren e Tagliafico; Lepenant (Tolisso), Thiago Mendes e Cherki (Aouar); Amin Sarr (Barcola) e Lacazette (Dembélé). Técnico: Laurent Blanc