Topo

Palmeiras

Bola parada e defesa em tarde ruim: os problemas do Palmeiras na final

Do UOL, em São Paulo

03/04/2023 04h00

'Resumo o jogo nos gols sofridos'. Foi assim que o técnico Abel Ferreira definiu a atuação abaixo da expectativa do Palmeiras na derrota para o Água Santa na partida de ida da final do Paulistão.

O que aconteceu

O Palmeiras voltou a ter problemas na bola parada. Quatro dos sete gols sofridos pelo Alviverde aconteceram neste fundamento.

Água Santa encontrou o caminho até o gol de Weverton nas bolas roubadas. Os dois gols de Bruno Mezenga estão relacionados à recuperação da posse do time de Diadema no meio-campo.

Buraco no meio e sistema defensivo em tarde ruim. O Palmeiras teve dificuldade para controlar as jogadas de ataque do Água Santa, especialmente pelo centro do campo e após a saída de Piquerez por lesão.

Erros do Palmeiras

Bolas perdidas e sem pressão na recuperação. O escanteio que originou o primeiro gol do Água Santa aconteceu após Zé Rafael perder a bola no meio-campo. No segundo gol, Marcos Rocha erra a virada de bola, iniciando o ataque adversário.

Falha de marcação na bola parada. No primeiro gol, Bruno Mezenga estava no centro da pequena área sem marcação, nas costas de Gustavo Gómez, que estava prensado entre dois atletas do Netuno.

Indecisão e falta de recomposição no segundo gol. Veiga e Murilo demoraram para decidir quem pressionaria Patrick Allan. Quando saiu, o zagueiro deixou espaço aberto na esquerda, justamente onde passou Bruno Mezenga.

Água Santa encontrou espaços pelos lados e por dentro. Zé Rafael tentava ajudar na recuperação de bola, especialmente nas laterais, enquanto Gabriel Menino avançava para reforçar o setor ofensivo, criando, assim, espaços para o adversário no meio. Já Marcos Rocha, Piquerez e Vanderlan tiveram dificuldades para frear jogadas em velocidade.

Desorganização poderia ter custado mais caro. O Água Santa teve chance de sair com um placar ainda mais elástico, como em bola na trave que por pouco não bateu nas costas de Weverton e parou no fundo da rede.

' data-autoplay='true' data-start='' data-mute='true' data-related='false' data-btnfollow='false' youtubeShorts='false' frameborder='0' allow='autoplay; encrypted-media' allowfullscreen>

Palmeiras