Topo

Santos

Santos aciona o Tigre (ARG) na Fifa após reviravolta por Lucas Blondel

Lucas Blondel, do Tigre (ARG) - Divulgação/Tigre
Lucas Blondel, do Tigre (ARG) Imagem: Divulgação/Tigre

Do UOL, em Santos (SP)

03/04/2023 14h18Atualizada em 03/04/2023 17h28

O Santos acionará o Tigre (ARG) na Fifa após o insucesso na negociação pelo lateral-direito Lucas Blondel.

O que aconteceu

O Santos entende que o Tigre agiu de má fé na negociação por Blondel. O Peixe espera que o clube argentino seja punido com multa ou ao menos uma advertência.

O Tigre pediu 1 milhão de dólares por 70% dos direitos econômicos e depois solicitou 1,4 milhão de dólares por 100%. Por fim, exigiu 1,5 mi. Quando o Santos alcançou os valores, os argentinos recuaram.

O Tigre fez a contraproposta de 1,5 milhão na quinta-feira à tarde. O Santos respondeu com o "sim" 20 minutos depois. Na sexta, tudo mudou.

O advogado do Tigre mandou mensagem para pedir 2 milhões de dólares, com 750 mil à vista para liberar o ITC (International Transfer Certificate). Os argentinos alegaram que o valor seria para cobrir os impostos.

A Fifa proíbe os clubes de condicionar o envio do ITC ao pagamento. Além disso, Blondel já havia cedido 15% de sua parte dos direitos para cobrir os impostos da transação. O Rafaela, dono da outra fatia do "passe", também deu ok.

Contraproposta do Tigre ao Santos por Lucas Blondel - UOL - UOL
Contraproposta do Tigre ao Santos por Lucas Blondel
Imagem: UOL

Sem negócio

O Santos não aumentou a proposta para 2 milhões de dólares e tentou remediar, sem sucesso, a situação.

O Peixe entende que não podia ceder à suposta má fé do Tigre. Em 2022, Blondel também ficou por detalhes de reforçar o clube alvinegro.

A negociação foi encerrada, e o Santos buscará assinar um pré-contrato com o lateral para 2024. O contrato termina em dezembro deste ano.

O intermediário da negociação, Daniel Kozik, criticou publicamente o Tigre.

O motivo deste texto não é defender ninguém, muito menos fazer propaganda ou lucrar com isso. É simplesmente para mostrar que o senhor presidente do Tigre não cumpriu o compromisso firmado com o Santos. O clube atual do Lucas pode desenvolver, prospectar e dar visibilidade. Mas também pode demolir, acabar com sonhos, ambições, conquistas, desafios e sobretudo a melhoria econômica e desportiva em atuar em outro país ou liga. O presidente do Tigre foi extremamente deselegante e teve uma postura assustadora em modificar os valores de um documento enviado por ele mesmo depois de ter aceitado a proposta do Santos".
Daniel Kozik, em trecho de publicação nas redes sociais.

Santos