Uniformes da seleção feminina ganham shorts para período menstrual
A Nike lançou hoje (3) os uniformes da seleção brasileira feminina para a Copa do Mundo.
O que aconteceu
A novidade é a tecnologia aplicada nas roupas, um DRI-FIT avançado cujo intuito é permitir que o corpo ventile sem interferir na mobilidade, além de um shorts 'menstrual' acoplado ao calção.
O UOL falou com exclusividade com os designers da marca, que explicaram o desenvolvimento das roupas.
Charlotte Harris, designer sênior, diz que "o maior momento da história do futebol feminino merece a tecnologia mais inovadora", que ela explica:
O material das novas camisas e shorts para as jogadoras afasta o suor da pele e garante evaporação mais rápida. Com isso, as atletas ficam secas, ventiladas, confortáveis e focadas."
Criação especial para mulheres
O processo de criação dos uniformes teve ajuda de tecnologias de mapeamento corporal, dados 4D e design digital para ajustar os materiais de acordo com resistência, mobilidade e ventilação.
Os shorts menstruais trazem, segundo a marca, sustentação para que as atletas se sintam mais confortáveis quando forem competir durante o período menstrual.
"A seleção brasileira já estreia os novos uniformes nos amistosos de abril. É um dos nossos projetos favoritos, nosso maior investimento [em futebol feminino]. A intenção é cobrir todos os aspectos da rotina das atletas, como treinos, entrevistas, e não só o dia de jogo propriamente dito", explica Charlotte.
Toda nossa linha de criação foi tendo como base o corpo feminino. Começamos coletando dados das atletas, mapeados por movimentos específicos. Usamos captura de movimento e, com um avatar digital da nossa atleta, vamos fazendo os ajustes. Usamos, também, a dinâmica dos movimentos do jogo e dos treinos. Tudo isso é analisado antes de chegarmos a um primeiro esboço do material."
Segundo Charlotte, é a primeira vez que a Nike lidera a inovação do material e do corte das roupas utilizando a abordagem do escopo com as mulheres em mente.
Celebração da Amazônia
As camisas femininas são inspiradas na biodiversidade brasileira, exaltando a Mãe Natureza e a Floresta Tropical Amazônia. O designer responsável pelo estilo das roupas, Justin Atalian, explica a ideia, que tem sustentabilidade como base:
"É a nossa coleção mais sustentável de todos os tempos, então não pensamos apenas no desempenho, mas também na sustentabilidade por trás dos produtos", diz Justin.
Ele faz uma comparação com o design das camisas da seleção masculina para a Copa do Mundo de 2022, em que a onça pintada foi homenageada.
Foi uma oportunidade de contar uma história sobre a flora do Brasil, então as duas histórias (das camisas masculinas e femininas) pretendem se complementar. Não pensamos apenas do que a Amazônia representa para o Brasil, mas para o mundo todo. A 'Mãe Natureza' se emprestou para a história do futebol feminino. É algo muito particular para as mulheres do Brasil e do mundo."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.