Topo

Copa Libertadores - 2023

Adversário do Palmeiras na estreia da Libertadores é parceiro do City

Do UOL, em São Paulo

05/04/2023 15h47

O Bolívar é um dos principais clubes do futebol boliviano e participa com frequência da Libertadores.

O que aconteceu

O Bolívar recebe o Palmeiras hoje pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores. As equipes se enfrentam no Estádio Hernando Siles, em La Paz, às 21h30 (de Brasília).

O clube disputa a Libertadores pela sexta edição consecutiva, mas não avança além da fase de grupos desde 2014.

Para subir de patamar, o time de La Paz fechou parceria com o grupo City. O ambicioso acordo prevê o Bolívar na final da Libertadores em três anos.

Grupo City não é dono do Bolívar

O City Football Group e o Bolívar anunciaram acordo de parceria em janeiro de 2021. A equipe boliviana tem amplo acesso à estrutura de organização, dados e estratégias dos clubes do aglomerado, incluindo o inglês Manchester City.

O Bolívar continua pertencendo ao empresário Marcelo Claure. Diferentemente de Bahia e Montevideo City Torque, os bolivianos não são gerenciados pela empresa de Abu Dhabi.

O acordo faz parte do "Plano Centenário" do Bolívar, que completa 100 anos em 2025. Até lá, o clube tem como objetivos a construção de um novo centro de treinamento, a conquista de um tricampeonato boliviano e alcançar a final da Libertadores.

Retrospecto recente

A final da Libertadores parece o sonho mais distante. Presente nas últimas cinco edições do torneio, o Bolívar caiu na fase de grupos em 2020 e 2018, e ficou pelo caminho nas fases preliminares em 2022, 2021 e 2019.

A última grande campanha foi em 2014. O Bolívar chegou à semifinal e caiu diante do futuro campeão San Lorenzo. O time saiu daquela edição invicto nas partidas em casa. Os 3.625 metros de altitude de La Paz são um trunfo da equipe.

O Bolívar vem de título nacional. O clube conquistou o Torneio Apertura de 2022, último campeonato disputado na Bolívia já que o Clausura foi cancelado devido a onda de protestos no país.

O grande destaque da temporada passada saiu. O brasileiro Chico, que marcou 24 gols em 40 jogos em 2022, foi jogar no Atlético Nacional.