Topo

Danilo diz que não ouviu insultos racistas a Lukaku antes de polêmica

Do UOL, em São Paulo (SP)

05/04/2023 15h51Atualizada em 05/04/2023 16h55

Nos bastidores, Danilo alega que os insultos racistas a Lukaku não foram ouvidos naquele momento no estádio e só teriam vindo ao conhecimento público uma hora depois do jogo.

O que aconteceu

Danilo fala nos bastidores que ainda não teria a informação dos insultos racistas a Lukaku quando deu sua entrevista na saída de campo e concordou com a expulsão do atacante rival. A entrevista foi dada ontem depois do jogo da Juventus contra a Inter de Milão, pela Copa da Itália, no Juventus Stadium.

A opinião do brasileiro teria sido embasada somente na regra do cartão amarelo pela provocação à torcida rival —a mesma que existe no Brasil.

Danilo deve falar sobre o tema na próxima entrevista em campo caso surja oportunidade. O posicionamento de Danilo hoje em seu Instagram não teve como objetivo corrigir eventual erro, mas reafirmar seu posicionamento antirracista.

A comemoração de Lukaku não teria sido uma resposta aos insultos, mas, sim, uma celebração característica do atacante. O técnico da Inter, Simone Inzaghi, repudiou a expulsão em entrevista após o jogo.

Com a celebração do Lukaku há um mal-entendido, ele sempre comemora daquela forma" Simone Inzaghi

A Juventus trabalha para identificar os autores dos insultos e proibir os torcedores de frequentarem o estádio. O futebol italiano se uniu em solidariedade a Lukaku.

Ofensas racistas e expulsão

Juventus e Inter de Milão se enfrentaram pelo jogo de ida da semifinal da Copa da Itália. A partida acabou empatada em 1 a 1, Cuadrado abriu o placar para a Velha Senhora e Lukaku, de pênalti, empatou nos acréscimos do segundo tempo.

Lukaku foi alvo de ofensas racistas vindas das arquibancadas enquanto se preparava para cobrar um pênalti. Na comemoração, ele fez sinal de silêncio para a torcida rival.

O atacante belga acabou expulso de campo. Ele recebeu o segundo cartão amarelo do árbitro Davide Massa por provocação à torcida adversária.

Após o jogo, Danilo deu uma entrevista concordando com a decisão do árbitro: "Lukaku marcou e sinalizou para a nossa torcida ficar calada, o árbitro deu o cartão amarelo e depois expulsou corretamente, concordo".

Danilo condena racismo nas redes sociais

Após a repercussão do caso, Danilo usou suas redes sociais para falar sobre o episódio envolvendo Lukaku.

O racismo é um assunto sério demais para ser tratado levianamente. Sou antirracista e qualquer ato desse tipo deve ser duramente condenado" Danilo Luiz