Topo

Brasil empata no fim, mas cai para Inglaterra nos pênaltis na Finalíssima

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/04/2023 17h50

Foi com muita emoção. Nesta quinta-feira, o Brasil marcou um gol já nos acréscimos, mas perdeu a Finalíssima para a Inglaterra nos pênaltis, depois do empate por 1 a 1 no tempo normal. O torneio reuniu as campeãs da Copa América e da Eurocopa.

Os gols do tempo normal foram de Ella Toone, atleta do Manchester United, no primeiro tempo, e Andressa Alves nos acréscimos do segundo.

Mais de 83 mil pessoas estiveram em Wembley acompanhando o jogo. Os ingressos estavam esgotados. Foi o quinto maior público do futebol feminino.

Dominante no primeiro tempo, a Inglaterra mostrou por que é uma das favoritas para o título da Copa do Mundo.

O Brasil pressionou e foi bem no segundo tempo, conseguindo o empate nos minutos finais. Geyse foi o grande nome da partida pelo lado brasileiro.

Para encerrar a preparação para a Copa do Mundo, a seleção brasileira faz amistoso com a Alemanha na terça-feira às 13h (de Brasília), em Nuremberg. A Inglaterra enfrenta a Austrália no mesmo dia, às 15h45 (de Brasília). A estreia brasileira no Mundial está marcada para 24 de julho, contra o Panamá.

Depois de visitar o treino da seleção, Richarlison foi ao Wembley assistir ao jogo.

Essa foi a primeira edição da Finalíssima feminina. No masculino, a Argentina foi campeã sobre a Itália, em junho do ano passado.

Como foi o jogo

O Brasil entrou em campo bem fechado para evitar dar espaço entre as linhas para a Inglaterra. Quando tinha a bola, a seleção pecou com erros de passe, mas aumentou o volume ofensivo na parte final do primeiro tempo.

A Inglaterra apostou no volume e na posse de bola, chegando mais ao campo de ataque. Em uma das grandes qualidades, marcou o primeiro gol. Explorando principalmente o lado esquerdo das brasileiras, foi ganhando confiança.

As brasileiras conseguiram algumas escapadas e chegaram ao ataque, mas erraram nas tomadas de decisão. Do outro lado, as inglesas continuaram perigosas e exigiram de Lelê.

As mudanças de Pia Sundhage no intervalo fizeram a seleção brasileira melhorar e subir a marcação, causando desconforto na Inglaterra. Com isso, o Brasil criou mais e levou perigo, além de não deixar as adversárias jogarem.

As brasileiras fizeram um ótimo segundo tempo defensivamente e construíram jogadas, mas a tomada de decisão ainda foi o maior problema. As finalizações não saíram da maneira correta, dificultando a missão da equipe. Defensivamente, o jogo funcionou bem.

O Brasil começava a se lamentar pela falta de confiança nos arremates, mas a emoção estava guardada para o final. Andressa Alves deixou tudo igual em ótima jogada e levou o jogo para os pênaltis.

Os pênaltis. Do lado da Inglaterra, Stanway, Daly, Greenwood e Chloe Kelly marcaram, Ella Toone perdeu. No Brasil, Adriana e Kerolin fizeram, mas Tamires e Rafaelle perderam.

Lances importantes

Defesa! Lucy Bronze recebeu aos 13 minutos de frente para a área e aproveitou o espaço para mandar um chute forte para o gol. Lelê, porém, foi bem e defendeu.

A primeira. O Brasil levou perigo pela primeira vez aos 18 minutos, com Geyse. Tamires recuperou a posse na esquerda e fez o lançamento para a atacante, que cortou Jess Cartes, mas teve um desvio para mandar a finalização para fora.

1x0. A Inglaterra chegou ao gol de pé em pé. Aos 22 minutos, Lucy Bronze e Stanway tabelaram e Toone recebeu dentro da pequena área para abrir o placar.

Não valeu! Aos 28 minutos, Lauren James ia fazendo o segundo das inglesas, mas o lance foi anulado por impedimento.

De cara! O Brasil teve três boas chances no início do segundo tempo, mas, aos 10 minutos, Ary Borges saiu de frente pra o gol, mas pegou mal e não conseguiu finalizar.

Chutaço. Aos 13, Geyse arriscou de fora da área após perda de posse das inglesas e obrigou Earps a fazer ótima defesa.

1x1. Aos 47 minutos, a pressão fez efeito. Andressa Alves aproveitou a falha de Earps e deixou tudo igual.

Ficha técnica
Inglaterra x Brasil

Data: 06 de abril de 2023 (quinta-feira)
Horário: 15h45 (de Brasília)
Competição: Finalíssima feminina
Local: Wembley, Londres (ING)
Árbitro: Stephanie Frappart (França)
Cartões amarelos: Rafaelle (BRA), Hemp (ING)
Cartão vermelho: -
Gols: Toone (aos 22 minutos do primeiro tempo), Andressa Alves (aos 47 minutos do segundo tempo)

Inglaterra: Mary Earps; Lucy Bronze, Leah Williamson, Alex Greenwood e Jess Carter; Keira Walsh, Gerogia Stanway, Ella Toone; Alessia Russo (Rachael Daly), Lauren James (Chloe Kelly) e Lauren Hemp (Katie Robinson). Técnica: Sarina Wiegman.

Brasil: Lelê; Antônia (Gabi Nunes), Lauren (Andressa Alves), Kathellen; Rafaelle, Tamires, Luana (Duda Francelino), Ary Borges (Fê Palermo), Kerolin; Bia Zaneratto (Adriana) e Geyse. Técnica: Pia Sundhage.