Topo

Gaúcho - 2023

Suárez decide de pênalti, Grêmio vence o Caxias e é hexacampeão gaúcho

Luis Suárez, comemora após marcar para o Grêmio contra o Caxias - Pedro H. Tesch/AGIF
Luis Suárez, comemora após marcar para o Grêmio contra o Caxias Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/04/2023 18h33

O Grêmio não teve a melhor apresentação, mas contou com o poder de decisão de Luis Suárez para vencer o Caxias por 1 a 0 e ser hexacampeão do Campeonato Gaúcho. Isso não acontecia desde 1990. A partida deste sábado foi na Arena do Grêmio.

Foi o 11º gol de Luís Suárez em 15 jogos pelo Tricolor, o primeiro de pênalti com bola rolando. Ele já havia desperdiçado outros dois antes.

O uruguaio ficou com a vice-artilharia do Gaúcho, com sete gols. O maior marcador foi Pedro Henrique, do Internacional.

O primeiro jogo terminou empatado em 1 a 1.

Essa foi a 10ª decisão que os gremistas fizeram na Arena do Grêmio e mantiveram o 100% de aproveitamento. A equipe levou os título da Copa do Brasil (2016), Recopa Sul-Americana (2018), cinco Gauchões e três Recopas Gaúchas.

Renato Portaluppi completou 700 jogos pelo Grêmio e chegou aos nove títulos. O treinador fica perto de igualar Oswaldo Rolla, o Foguinho, que lidera a lista com 10 taças.

Os minutos finais ainda tiveram Vinícius, do Caxias, e Diogo Barbosa, do Grêmio, expulsos e um princípio de confusão.

Todos os jogadores do elenco do Grêmio foram relacionados, inclusive os lesionados. André Henrique e Nathan, reforços para a temporada, também estavam integrados.

Como foi o jogo

O primeiro tempo começou bastante picotado e com poucas chances reais para os dois lados. O Caxias ia repetindo o estilo que já adotou desde a semifinal diante do Inter.

Reinaldo precisou ser substituído logo no início do primeiro tempo. Ele sentiu dores no joelho esquerdo após choque e deu lugar a Diogo Barbosa.

Depois de ter a primeira boa oportunidade a partir de um erro do adversário, o Grêmio cresceu no jogo e passou a arriscar mais, dando sustos.

Pelo lado do Caxias, a equipe marcou muitas faltas (11) e tentava como podia diminuir o ritmo dos donos da casa, se fechando bem e ficando confortável. Os vários erros de passes também dificultaram melhores ações.

Os times voltaram do intervalo com um jogo mais parelho e de oportunidades para os dois lados. Em uma dessas chegadas, o Grêmio teve pênalti a favor marcado após revisão do VAR.

O Caxias precisou se lançar e criou boas chances, mas pecou na finalização. Com poucas opções no banco e problemas com desfalques, os visitantes mexeram para tentar oxigenar a equipe. O time foi para cima até o final.

Nos minutos finais, Renato fechou o time e fez o tempo passar, mas teve pressão. O Grêmio até teve outras chances, mas manteve o clima de tensão até o fim. Lucas Silva, nos acréscimos, chegou a marcar, mas foi anulado.

No último lance do jogo, Vinícius foi expulso em confusão após a defesa do goleiro do Grêmio em escanteio. Diogo Barbosa também recebeu o vermelho. Houve um início de discussão, mas foi separado rapidamente.

Lances importantes

Muito perto! A primeira chance do jogo foi do Grêmio aos 17 minutos, Marlon errou na saída de bola e Vina recuperou. Ele passou para Suárez, que finalizou de bico, mas acertou na trave.

Para fora. Aos 23 minutos, nova boa chance após jogada de pé em pé do ataque gremista. Villasanti recebeu de Bitelo e chegou finalizando. A bola passou próxima da trave.

Defesaça! Bitello acionou Luís Suárez aos 27, o atacante achou Carballo, que finalizou rasteiro no canto. Bruno Ferreira espalmou e evitou o gol do Grêmio.

Quase. Aos 11 minutos, o Caxias teve o melhor momento ofensivo e assustou. Em contra-ataque, Jean Dias passou para Peninha, que tabelou e soltou uma bomba. Adriel espalmou.

1x0. Suárez foi agarrado na área aos 14 minutos e, após revisão no VAR, o árbitro marcou o pênalti. O uruguaio foi para a cobrança e abriu o placar.

Não passou. Luís Suárez teve outra ótima chance pouco depois de marcar, quando tentou encobrir, mas o goleiro do Caxias pegou.

Perto! O Caxias tentou responder e teve duas boas chances aos 21 e 26 minutos. Primeiro, Dudu Mandai mandou perto da trave, depois, Marlon chutou por cima.

Anulado! Aos 52 minutos, após contra-ataque do Grêmio, Suárez apareceu bem e deixou Lucas Silva na cara para fazer o segundo e garantir a vitória. Vuaden foi ao VAR e viu falta na origem do lance.

Tenso! No último minuto, Marcelo bateu falta na barreira e o Caxias conseguiu o escanteio. Na cobrança, o goleiro pegou e acabou com as esperanças dos visitantes.

Ficha técnica

Grêmio 1x0 Caxias

Data: 08 de abril de 2023
Horário: 16h30 (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Jorge Eduardo Bernardi
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Cartões amarelos: Bruno Alves, Kannemann (GRE), Marlon, Dirceu, Guedes, Diego Rosa, Vinícius, Adriel (CAX)
Cartões vermelhos: Vinícius (CAX), Diogo Barbosa (GRE)
Gols: Suárez (aos 19 minutos do segundo tempo)

Grêmio: Adriel; João Pedro, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo (Diogo Barbosa); Villasanti, Carballo (Lucas Silva), Bitello (Gustavinho), Cristaldo (Bruno Uvini) e Vina (Zinho); Suárez. Técnico: Renato Portaluppi.

Caxias: Bruno; Marcelo Ferreira, Dirceu (Adriel), Fernando e Dudu Mandai; Marlon (Marciel), Vini Guedes (Vinícius), Peninha (Marcão), Diego Rosa (Yago) e Jean Dias; Eron.Técnico: Thiago Carvalho.