Barcelona só empata com Girona; ex-alvo do Palmeiras perde chance clara
O Barcelona não conseguiu furar a retranca do Girona e empatou por 0 a 0, no Camp Nou, encerrando a 28ª rodada do Campeonato Espanhol.
O time da casa dominou do início ao fim, mas sofreu com falta de criatividade e ainda cedeu espaço ao adversário. A equipe comandada por Xavi chegou a sofrer com contra-ataques da valente equipe visitante.
O goleiro do Girona fez uma defesa em cima da linha que levantou polêmica no final da primeira etapa. O VAR chegou a ser acionado para checar se a bola havia entrado por inteiro após desvio de Araújo, mas não indicou a revisão da jogada ao árbitro.
Taty Castellanos desperdiçou a principal chance da partida, que ocorreu no segundo tempo. O atacante, antigo alvo do Palmeiras, saiu sozinho na cara do gol e mandou para fora.
Mesmo com o resultado, o clube culé aumentou para 13 pontos a vantagem na liderança isolada. O Real Madrid, segundo colocado tropeçou na rodada e foi derrotado de virada para o Villarreal. Já o Girona chegou aos 35 pontos e está em 11º.
O Barça volta a campo no domingo (16) para enfrentar o Getafe, fora de casa, pela 29ª rodada do Espanhol. No mesmo dia, o Girona recebe o Elche.
Como foi o jogo
O Barcelona entrou com campo Ansu Fati titular e novamente com quatro baixas de peso. Christensen, Pedri, Frenkie de Jong e Dembélé seguem lesionados e desfalcaram a equipe novamente.
Os donos da casa controlaram as ações da partida e pressionaram com linhas altas. Já os visitantes se fecharam e respondiam com lançamentos e contra-ataques.
Os comandados de Xavi, entretanto, não conseguiram corresponder em campo e acabaram neutralizados pelo Girona. O jogo coletivo não fluiu e as peças individuais também não se sobressaíram.
O brasileiro Raphinha foi o jogador do time blaugrana que levou mais perigo, mas ele falhou na conclusão das jogadas. O camisa 11 foi bastante acionado enquanto esteve em campo, até ser substituído aos 30 do segundo tempo para a entrada de Jordi Alba
Gazzaniga foi um dos principais nomes do duelo. O goleiro do Girona foi exigido desde os primeiros minutos e fechou o gol diante da pressão final do Barcelona.
O Barcelona chegou ao seu segundo jogo sem vencer. A equipe havia sido derrotada por 4 a 0 para o Real Madrid, pela semifinal da Copa do Rei.
Lances de destaque
Barça chega com perigo. Aos 4 minutos de jogo, o Girona errou na saída de bola e Fati roubou. A joia do Barça acionou Lewa, que ajeitou e bateu colocado, mas a bola foi por cima do travessão.
Quase uma lambança. Aos 8, Bueno recuou errado para Gazzaniga e quase marcou contra a própria meta, mas o goleiro conseguiu se recuperar e mandou para escanteio.
No limite! Aos 36, Raphinha foi lançado na área, ajeitou com a direita e chutou com a esquerda, mas parou em defesa à queima-roupa do goleiro. O próprio brasileiro bateu o escanteio, Araújo desviou no primeiro pau e Gazzaniga defendeu no reflexo, em cima da linha. O VAR foi acionado para averiguar se a bola chegou a entrar por inteiro, mas não sugeriu revisão.
Girona desperdiça. Aos 10 minutos do segundo tempo, Martín pegou a defesa do Barça de surpresa com um lançamento e Castellanos saiu na cara do gol. O atacante, no entanto, isolou diante de Ter Stegen.
Gazzaniga salva. Nos acréscimos finais, Gavi cabeceou no primeiro pau e o goleiro do Girona impediu o gol no reflexo.
Toque de calcanhar para fora. Praticamente na última jogada da partida, Araújo cruzou para a área e a bola sobrou para Lewandowski, desequilibrado. O polonês arriscou um chute de calcanhar para surpreender a defesa, mas a bola desviou e foi para fora.
Ficha técnica
Barcelona 0 x 0 Girona
Competição: 28ª rodada do Campeonato Espanhol
Local: Camp Nou, em Barcelona (ESP)
Data e hora: 10 de abril de 2023, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Mateu Lahoz
VAR: Jaime Latre
Cartão amarelo: Taty Castellanos
Barcelona: Ter Stegen; Koundé, Araújo, Eric García e Balde; Busquets, Sergi Roberto (Kessié) e Gavi; Raphinha (Alba), Lewandowski e Ansu Fati (Ferrán Torres). Técnico: Xavi
Girona: Gazzaniga; Arnau, Bueno, D. López e Hernández; Oriel Romeu, Tsygankov (Riquelme), Martín (Valery), Borja García (Aleix García) e Villa (Yan Couto); Castellanos (Stuani). Técnico: Míchel
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.