Topo

Liga dos Campeões - 2022/2023

Inter de Milão vence Benfica em Portugal e se aproxima da semi da Champions

Nicolò Barella comemora gol da Inter de Milão em cima do Benfica nas quartas de final da Liga dos Campeões. - Fran Santiago - UEFA/UEFA via Getty Images,
Nicolò Barella comemora gol da Inter de Milão em cima do Benfica nas quartas de final da Liga dos Campeões. Imagem: Fran Santiago - UEFA/UEFA via Getty Images,

Do UOL, em São Paulo

11/04/2023 17h51Atualizada em 11/04/2023 17h56

A Inter de Milão venceu o Benfica por 2 a 0, com gols de Barella e Lukaku, no primeiro jogo das quartas de final da Liga dos Campeões.

A Inter de Milão quebrou longa sequência negativa. Os italianos não venciam há seis partidas por todas as competições.

O Benfica perdeu pela primeira vez nesta Liga dos Campeões. A equipe portuguesa somava seis vitórias, dois empates e nenhuma derrota na competição, além de outros quatro triunfos nas fases anteriores aos grupos.

O jogo de volta é no dia 19 de abril, às 16h (de Brasília), no Estádio Giuseppe Meazza. Com o resultado conquistado no Estádio da Luz, a Inter pode até perder por um gol de diferença em casa que mesmo assim voltará à semifinal após 13 anos.

Como foi o jogo

Marcação forte. As duas equipes pressionaram a saída de bola do adversário e dificultaram a construção de jogadas. O Benfica preferiu manter os passes curtos no próprio campo, enquanto a Inter recorreu a lançamentos com maior frequência. Nenhuma das fórmulas funcionou e as defesas prevaleceram inicialmente.

Barella frustrou bom início de segundo tempo do Benfica. Os portugueses voltaram do vestiário pressionando e gerando perigo, mas a Inter foi letal. Abriu o placar em sua primeira finalização no alvo.

Inter assumiu o controle do jogo. A partida ficou à feição dos italianos após o gol de Barella. A equipe de Simone Inzaghi baixou suas linhas de marcação e encontrou espaço para atacar contra um Benfica que perdeu sua organização. Após chances perigosas, um pênalti definiu o placar.

Lances importantes e gols

Única defesa do primeiro tempo: A primeira finalização no alvo foi do Benfica, aos 15 minutos de jogo. Grimaldo cruzou na área e Di Marco afastou mal, na direção de Rafa Silva. O meia chutou forte no canto direito do gol. Onana defendeu com o peito.

Acerbi assustou de longe: Aos 24, a Inter trocou passes por mais de um minuto, até que a tabela foi interrompida. A bola voltou na sequência para os italianos e Acerbi não teve a mesma paciência da jogada anterior. O zagueiro arriscou finalização forte, que passou por cima do gol.

0x1, Barella: Grande jogada de dois italianos aos 6 minutos do 2º tempo. O zagueiro Bastoni teve espaço para avançar e carregou até o último terço. Ele cruzou e encontrou Barella, de 1,72m, livre para cabecear. O meio-campista não deu chances a Odysseas.

Bate-rebate: Lance confuso aos 10. João Mário cruzou na pequena área da Inter, onde estavam três jogadores do Benfica. Rafa Silva foi travado, Aursnes e Gonçalo Ramos brigaram, mas nenhum conseguiu finalizar.

Odysseas evita o segundo: Bastoni subiu mais uma vez aos 33 minutos e fez novo cruzamento perigoso. Dessa vez, ele encontrou Dumfries. Odysseas fez boa defesa na cabeçada. No rebote, Morato salvou.

Pênalti, 0x2, Lukaku: Na sequência do lance em que Dumfries levou perigo, o lateral participou ativamente da construção do segundo gol. O holandês cruzou na área e a bola bateu na mão de João Mário. Após longa checagem do VAR, Michael Oliver marcou pênalti. Lukaku bateu com categoria e ampliou para a Inter.

Onana garantiu o placar: Já nos acréscimos, David Neres fez lançamento preciso em direção a Gonçalo Ramos. O centroavante finalizou de primeira, mas Onana estava lá para evitar o gol do Benfica.

Ficha técnica

BENFICA 0x2 INTER DE MILÃO

Competição: Jogo de ida das quartas de final da Liga dos Campeões

Data e horário: 11 de abril de 2023, às 16h (de Brasília)

Local: Estádio da Luz, em Lisboa, Portugal

Árbitro: Michael Oliver (Inglaterra)

Cartões amarelos: António Silva (Benfica), Brozovic e Dzeko (Inter de Milão)

Gols: Barella (6' 2ºT) e Lukaku (37' 2ºT)

Benfica: Odysseas; Gilberto, António Silva, Morato e Grimaldo; Chiquinho e Florentino Luís (David Neres); João Mário, Rafa Silva e Aursnes; Gonçalo Ramos. Técnico: Roger Schmidt

Inter de Milão: Onana; Darmian, Acerbi e Bastoni (De Vrij); Dumfries (D'Ambrosio), Barella, Brozovic, Mkhitaryan e Di Marco (Gosens); Lautaro Martínez (Joaquín Correa) e Dzeko (Lukaku). Técnico: Simone Inzaghi