Topo

Copa do Brasil - 2023

Lucas Lima marca, Santos bate Botafogo-SP e abre vantagem na Copa do Brasil

Lucas Lima comemora gol marcado em Botafogo-SP x Santos, pela Copa do Brasil - Thiago Calil/AGIF
Lucas Lima comemora gol marcado em Botafogo-SP x Santos, pela Copa do Brasil Imagem: Thiago Calil/AGIF

Colaboração para o UOL Esporte, em São Paulo (SP)

11/04/2023 21h01

O Santos venceu o Botafogo-SP, por 2 a 0, na noite desta terça-feira (11), na partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil. O duelo foi disputado no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP).

Lucas Lima e Marcos Leonardo marcaram os gols da partida, ambos no primeiro tempo.

O gol por Lucas Lima foi o seu primeiro no seu retorno ao Santos.

Com a vitória, o Peixe pode perder até por um gol de diferença na volta para se classificar às oitavas de final.

As duas equipes voltam a se encontrar no dia 26 de abril, às 19h (de Brasília), na Vila Belmiro.

Curiosidade: o Santos voltou a vencer três jogos consecutivos após quase um ano. A última vez que isso aconteceu foi em maio de 2022, quando o Peixe bateu Universidad Católica-EQU (Sul-Americana), Cuiabá (Brasileirão) e Coritiba (Copa do Brasil). A sequência atual tem Iguatu (Copa do Brasil), Blooming (Sul-Americana) e Botafogo-SP (Copa do Brasil).

Como foi o jogo

O Santos começou o jogo mostrando um problema recorrente na temporada: a bola aérea. O prejuízo só não foi maior porque o Botafogo-SP perdeu a chance clara que teve logo no começo da partida.

Com Daniel Ruiz como titular, Odair Hellmann voltou o Santos para o esquema 4-3-3, deixando Lucas Lima como o grande responsável pela armação das jogadas ofensivas do time.

O camisa 23 foi o 'elemento surpresa' do ataque no primeiro gol do Peixe, já que aproveitou com espaço nas costas da defesa, que acompanhou Marcos Leonardo.

O 'novo' esquema também mostrou seu efeito no segundo gol marcado pelo Santos. Caindo pelo lado direito do campo, Lucas Barbosa conseguiu achar Marcos Leonardo nas costas da defesa antes de o pênalti ser cometido.

A etapa final no Estádio Santa Cruz foi morna e sem muitas ações ofensivas de lado a lado. Em vantagem no placar, o Santos deixou a bola com o Botafogo-SP, que pouco assustou João Paulo.

Apostando nos contra-ataques, o Santos mostrou problemas no momento de criação das suas jogadas e deixou Odair Hellmann irritado. O treinador colocou Ângelo e Miguelito no jogo, mas os dois não mudaram o cenário.

Lances importantes

Quase o primeiro! - Aos três minutos, o Botafogo-SP quase abriu o placar. Em jogada ensaiada de falta, Osman foi lançado na área e tocou para Guilherme Madruga. Sem goleiro, o camisa 5 pegou mal na bola e mandou por cima do gol.

1 x 0 - Lucas Lima abriu o placar para o Santos. Aos 14 minutos, Dodi deixou o camisa 23 livre para finalizar. O meio-campista parou em Mateus no primeiro chute, mas ficou com o gol aberto no rebote e só rolou a bola.

2 x 0 - O Santos ampliou com Marcos Leonardo, aos 37 minutos do primeiro tempo. Lançado em velocidade, o atacante foi derrubado por Diogo Silva dentro da área. Com o pênalti marcado, o centroavante bateu no meio e não deu chances para Matheus.

João Paulo! - O goleiro do Santos evitou o primeiro gol do Botafogo-SP no jogo aos seis minutos da etapa final. Robinho soltou a bomba da entrada da área, mas o camisa 34 não se complicou e espalmou para escanteio.

Salva Nathan - A chance mais clara do segundo tempo foi do Botafogo-SP. Aos 36 minutos, Gustavo Xuxa ficou com a bola dentro da área, finalizou e venceu João Paulo. Contudo, Nathan cortou a bola quase em cima da linha.

Defendeu Matheus - No último lance do jogo, o Santos quase chegou ao seu terceiro gol com Deivid. Estreando no time profissional, o atacante fez lance individual e mandou o chute de fora da área. Matheus voou e mandou para escanteio.

FICHA TÉCNICA
Botafogo-SP 0 x 2 Santos

Data: 11/04/2023 (terça-feira)
Horário: 19h (de Brasília)
Competição: Jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil
Local: Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP)
Árbitro: Braulio da Silva Machado
Cartões amarelos: Diogo Silva, Fillipe Soutto, Carlinhos, Guilherme Madruga, Tárik (BOT), Messias, Lucas Lima (SAN)
Gols: Lucas Lima (14'/1°T), Marcos Leonardo (37'/1°T)

Botafogo-SP: Matheus; Vidal, Carlinhos, Diogo Silva e Jean Victor (Gustavo Xuxa); Guilherme Madruga (Tárik), Fillipe Soutto e Tomás Andrade (Lucas Oliveira); Luiz Henrique, Robinho e Osman. Técnico: Adilson Batista

Santos: João Paulo; Nathan, Messias, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan; Dodi, Camacho (Rodrigo Fernández) e Lucas Lima (Miguelito); Daniel Ruiz (Carabajal), Lucas Barbosa (Ângelo) e Marcos Leonardo (Deivid). Técnico: Odair Hellmann