Na volta de Calleri, São Paulo só empata com Ituano e ouve vaias no Morumbi
O São Paulo errou muito e saiu vaiado pela torcida no Morumbi ao empatar por 0 a 0 com o Ituano, em jogo de ida da 3ª fase da Copa do Brasil disputado nesta noite.
O retorno de Calleri, depois de quase dois meses de afastamento por lesão, não foi suficiente para os mandantes superarem a equipe de Itu, que chegou a assustar em contra-ataques gerados por trapalhadas do adversário.
Rogério Ceni optou por escalar o argentino ao lado de Erison, sacando David do time titular. Apesar da insistência tricolor em investidas pelas laterais, a dupla de centroavantes não conseguiu se sobressair pelo alto na 1ª etapa.
Os times voltam a se enfrentar no dia 25 de abril, desta vez no interior paulista. Quem vencer no placar agregado passa de fase — não há mais o critério do gol marcado fora de casa. Um novo empate leva o jogo para os pênaltis.
Antes disto, as equipes têm estreias pelo Campeonato Brasileiro: o time de Ceni encara o Botafogo pela Série A neste sábado, enquanto o Ituano recebe o Ceará, um dia antes, pela Série B.
Destaques da partida
Esquemas espelhados geram início promissor. Tanto São Paulo quanto Ituano começaram a partida com três zagueiros e apostando em ataques pelas laterais. Deu certo: aos 30 segundos, Nestor recebeu na esquerda e cruzou para Erison, que quase alcançou a bola e animou o Morumbi. Os visitantes responderam na mesma moeda logo depois e, após falta cobrada na área, Jonathan quase surpreendeu Rafael de cobertura.
Haja escanteio... Consequência ou não dos sistemas adotados, o 1° tempo ficou marcado pelo excesso de escanteios — dez cobranças do tipo foram marcadas pela arbitragem nos primeiros 45 minutos.
São Paulo força pelo lado. O grande lance da primeira metade do jogo ocorreu aos 38 minutos... e também de fora para dentro: Beraldo lançou Calleri, que viu Jefferson Paulino cortar o lance antes do cabeceio. No rebote, Nestor bateu de cobertura, mas o zagueiro Marcel evitou o gol ao afastar.
Ceni muda tudo e vê tímida melhora no 2° tempo. Sem pressionar o Ituano até o intervalo, os mandantes voltaram para campo com uma alteração tripla e sem o sistema de três zagueiros. Luciano, Rafinha e David entraram nos lugares de Erison, Alan Franco e Nathan. As mudanças chegaram a surtir efeito: em dez minutos, a equipe obrigou o goleiro rival a trabalhar. O ritmo, no entanto, não seguiu intenso ao longo do tempo.
Times erram na defesa, mas saem ilesos. O Ituano bobeou e quase foi vazado aos 30 minutos. Jefferson Paulino lançou a bola nos pés de David, que invadiu a área, acionou Michel Araújo e viu o companheiro errar o alvo. Praticamente no lance seguinte, foi a vez de Luciano ceder contra-ataque para a equipe de Itu — Person errou o alvo.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 0 x 0 ITUANO - jogo de ida da 3ª fase da Copa do Brasil
Data e horário: 11 de abril de 2023, às 21h30 (de Brasília)
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Luis Carlos de Franco Costa (RN) e Jean Márcio dos Santos (RN)
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)
Público: 28.724 torcedores
Renda: R$ 821.663,00
Cartões amarelos: Nathan, Calleri e Wellington Rato (SPO)
Cartões vermelhos: não houve
Gols: não houve
SÃO PAULO: Rafael; Arboleda, Alan Franco (Rafinha) e Beraldo (Diego Costa); Nathan (David), Jhegson Méndez, Nestor (Patryck), Wellington Rato e Michel Araújo; Erison (Luciano) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni
ITUANO: Jefferson Paulino; Claudinho, Carlão (Marcel) e Rafael Pereira; Pacheco (Aluisio), José Aldo (Marcelo Freitas), Lucas Siqueira, Eduardo Person e Jonathan Silva (Mário Sérgio); Paulo Victor e Quirino (Alejandro). Técnico: Gilmar Dal Pozzo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.