Topo

Liga dos Campeões - 2022/2023

Milan vence Napoli em clássico italiano e larga na frente na Champions

Bennacer comemora após marcar para o Milan contra o Napoli na Liga dos Campeões - Valerio Pennicino - UEFA/UEFA via Getty Images
Bennacer comemora após marcar para o Milan contra o Napoli na Liga dos Campeões Imagem: Valerio Pennicino - UEFA/UEFA via Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/04/2023 17h58

O Milan se deu melhor no primeiro jogo contra o Napoli pelas quartas de finais da Liga dos Campeões ao vencer o clássico por 1 a 0, nesta quarta. O gol foi marcado por Bennacer, em partida no estádio San Siro.

Maignan, goleiro do Milan, foi o destaque da partida. O Napoli poderia ter saído na frente e chegado ao empate, mas parou na muralha rubro-negra.

O Napoli ficou com um a menos aos 29 minutos do segundo tempo. Anguissa levou dois cartões amarelos em quatro minutos.

O Milan voltou às quartas de final após 12 anos. A equipe rubro-negra precisa de apenas um empate na volta para avançar para a semifinal. Uma derrota por um gol de diferença leva o duelo para os pênaltis.

O jogo de volta acontece em Nápoles, no estádio Diego Armando Maradona, na próxima terça-feira, 18.

Como foi o jogo:

O Napoli começou com tudo. O time visitante não esperou o Milan tomar a iniciativa e levaram perigo à área de Maignan. Kvaratskhelia, Anguissa, Di Lorenzo e Zielinski empilharam chances de abrir o placar, mas pararam na falta de pontaria e na defesa adversária.

Ritmo diminui e o jogo ficou mais equilibrado. Sem conseguir marcar, o Napoli foi encontrando mais barreiras para chegar com perigo e viu o Milan reagir, buscando mais opções ofensivas com contra-ataques em velocidade.

Milan acorda e marca primeiro. Foi exatamente em jogadas rápidas e de transição que os donos da casa flertaram com o gol em lance individual de Rafael Leão e, pouco depois, chegaram ao 1 a 0 com Bennacer finalizando aos 39 minutos. Com o placar aberto, só deu Milan, que ainda carimbou o travessão em cabeceio de Kjaer, já nos acréscimos.

Roteiro repetido no começo do segundo tempo. Assim como no início do jogo, foi o Napoli quem colocou muita pressão no adversário em uma sequência de ataques e escanteios, mas que não renderam a igualdade no placar.

Com a vantagem, Milan se fecha e cadencia o jogo. Mesmo com o Napoli seguindo em busca do ataque, o time passou a chegar com menos frequência à área de Maignan e teve mais dificuldades de furar a defesa rubro-negra.

Precisando de um gol, Napoli fica com um a menos. Atrás no placar e sem conseguir vencer o ferrolho adversário, os visitantes ainda tiveram um baque a mais, ao perder Anguisse faltando mais de 15 minutos de jogo. O volante levou dois cartões amarelos em apenas quatro minutos e desfalcou o time.

Minutos finais no 'lá e cá'. Enquanto o Napoli tentou partir pro abafa e conseguiu ameaçar e chegar bem perto do empate, parando, mais uma vez em Maignan, o Milan quase aproveitou bons contra-ataques. Apesar da emoção final, o placar se manteve o mesmo, e o Milan vai para o segundo jogo com a vantagem.

Gols:

1x0: Bennacer, aos 39 minutos do primeiro tempo. Com muita velocidade, Brahim Díaz avançou pela direita, já dentro da área tentou a tabela com Rafael Leão, mas a bola sobrou na esquerda para Bennacer arrematar sem chance de Meret bloquear.

FICHA TÉCNICA

Milan 1 x 0 Napoli

Competição: Jogo de ida das quartas de finais da Liga dos Campeões

Local: estádio Giuseppe Meazza, Milão, Itália.

Data e horário: 12 de abril de 2023, às 16h00 (de Brasília)

Árbitro: István Kovács

Auxiliares: Vasile Florin Marinescu e Ovidiu Artene

Cartão Amarelo: Zielinski (Napoli), aos 37 do primeiro tempo. Bennacer (Milan), aos 15, Anguissa (Napoli), aos 24 e Di Lorenzo (Napoli) aos 25,. Anguissa (Napoli), aos 29, Kim Min-Jae (Napoli), aos 32 do segundo tempo.

Cartão Vermelho: Anguissa (Napoli), aos 29 do segundo tempo.

Gols: Bennacer (Milan), aos 39 minutos do primeiro tempo.

Milan: Maignan; Calabria, Kjaer, Tomori, Theo Hernández; Bennacer (Saelemaekers), Tonali, Brahim Díaz (Rebic), Krunic, Rafael Leão; Giroud. Técnico: Stefano Pioli.

Napoli: Meret; Di Lorenzo, Rrahmani, Kim Min-Jae, Mário Rui (Ndombélé), Lobotka, Anguissa, Zielinski; Elmas, Lozano (Raspadori) e Kvaratskhelia (Mathias Oliveira). Técnico: Luciano Spalletti.