Topo

Copa do Brasil - 2023

Ceni diz que Luan está barrado até decidir se renova com o São Paulo

Do UOL, em São Paulo

12/04/2023 01h17

Rogério Ceni disse que o volante Luan está barrado do São Paulo até que uma decisão sobre o futuro do jogador seja tomada. O técnico explicou a situação do atleta após o empate sem gols contra o Ituano, em jogo válido pela 3ª fase da Copa do Brasil.

Por que Luan não jogou? "Da minha parte, a gente gostaria que ele renovasse com o São Paulo. Penso em preservar a relação com o clube, mas não é uma ordem da direção. [Para mim,] é melhor definir a situação. Quer ficar? Vai ficar, vai ter oportunidades. [Barrá-lo] é uma decisão mais fácil, que preserva o São Paulo. Ano passado, tivemos casos do Igor Gomes, do Luizão... a gente pode refletir. É esperar. Parece que tem uma resposta para dar agora. Quem sabe consigam entrar em acordo. É uma decisão minha e temos outros jogadores na função."

Conversou com o atleta sobre o caso? "Já conversei várias vezes com o Luan sobre várias coisas, desde a época em que ele estava machucado. Acho que ele pode ajudar o clube, só gostaria que o caso fosse resolvido."

Atrito com Marcos Paulo é página virada. O clima é bom. A única anormalidade é a postagem dele na internet, fora disso, não tem nada de anormal. Converso sempre com educação e respeito. Trabalho todos os dias com ele e não tenho problemas, é um bom menino e até entrou no último jogo. Entendo quando o jogador fica chateado e podemos conversar, mas se expressar na internet é a única anormalidade que existe. Trato super bem, cobro durante as atividades diárias todos de maneira igual. É um assunto encerrado, não tem absolutamente nenhum atrito."

Empate feio com Ituano. "Foi uma das piores partidas que fizemos — mesmo em outros resultados que frustramos o torcedor até com derrota. Foi um 2° tempo bastante desorganizado e fora do que trabalhamos todos os dias. Não tivemos organização, não fomos merecedores e criamos poucas oportunidades claras de gol. A gente não pode dar desculpa porque sabe que o adversário vem fechado. Não conseguimos criar e, por isso, o resultado não veio. A culpa é exclusivamente nossa."

Raio-x para o Brasileirão. "Depende de qual a situação do clube e do que é resultado, para alguns só o título é resultado, para outros uma vaga na Libertadores... cada um tem um projeto. Quando você vê o São Paulo, todos pensam em ser campeão, mas não é fácil, e vendo o jogo de hoje fica ainda mais difícil. [...] Diante de uma fraca apresentação como a de hoje, a gente fica preocupado."

Ituano ficou confortável? "Confortável, não. O Ituano se defendeu em linha baixa e cruzamos muitas bolas para dentro da área, não triangulamos. Tivemos uma ou outra oportunidade de gol, mas eles também não tiveram quase nada e tentaram só contra-ataques. Para eles, foi melhor pelo sistema que jogaram."

Retornos de Calleri, Diego Costa e Rafinha. "O Calleri, como era de esperar, não estava no ritmo dos demais porque ficou um grande tempo parado, nem jogo-treino fez. O Diego entrou relativamente bem, gostei da maneira como se portou, ele era o que estava há mais tempo parado. O Rafinha, para linha de quatro, encontra soluções, tem bom passe e qualidade técnica refinada. Temos que juntar tudo isso e formatar um time bom para iniciar bem o Brasileirão."

Calleri 90 minutos e Erison substituído no intervalo. "Poderia ter saído qualquer um dos dois, mas o Erison não pode jogar contra o Botafogo [próximo jogo]. Pensei até em segurar o Calleri, mas achei o Erison um pouco cansado e ele machucou no 2° jogo que fez aqui. Isso me causou certa preocupação, não queria perder mais um jogador por lesão. O Calleri vi que estava um pouco mais inteiro e por isso segui com ele."