Topo

Vasco

Alicia e Rodrigo Mattos analisam Vasco no Brasileirão: 'Meio de tabela'

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/04/2023 04h00

Os colunistas do UOL Alicia Klein e Rodrigo Mattos analisaram as possibilidades do Vasco para o Campeonato Brasileiro. Os dois acreditam que o time consiga brigar no meio da tabela no primeiro ano de retorno à Série A.

Pelo que briga

De volta à Série A após dois anos sem subir, o Vasco tem como principal foco permanecer na primeira divisão.

Esse será o primeiro ano com os investimentos da 777 Partners, dona da maior parte da SAF. A empresa promete fazer mais investimentos no meio do ano.

"Não vejo muito mais do que o sonho de uma Sul-Americana para o Vasco. Um time que começa do zero dentro de um campeonato com muitas forças pode focar na Sula, continuar na Série A, ficar com a premiação e ir construindo essa nova equipe e esse novo Vasco ao longo do tempo. Mas é uma incógnita. Pode surpreender e beliscar uma Libertadores", avaliou Alicia.

"Para o que o Vasco pretende, que é ter uma primeira divisão tranquila, é bem suficiente o elenco montado pela 777. Os investimentos planejados pelo Paulo Bracks, novo diretor de futebol, foram bem feitos. Teve um Carioca de bom nível, embora não seja sempre referência. Acho que o Vasco disputa o meio de tabela, 10º, 9º, e não vai penar para se manter na Série A. Pensar em Libertadores acho difícil nesse primeiro ano", afirmou Rodrigo.

Como chega

Semifinalista do Campeonato Carioca, o Vasco acabou sendo eliminado pelo Flamengo.

No Estadual, porém, superou o rival durante a Taça Guanabara, ficando em segundo lugar.

A decepção foi na Copa do Brasil com a eliminação para o ABC.

"O Vasco talvez seja uma das maiores incógnitas desse Campeonato Brasileiro. Completamente reformulado desde a chegada da SAF, tem Maurício Barbieri como novo treinador, um dos promissores da nova geração, vem de um excelente trabalho bem feito e consistente no Red Bull Bragantino", analisou Alicia.

"O Barbieri está acostumado a lidar com um perfil de elenco jovem, já foi assim no Red Bull Bragantino, mas acho que o Vasco tem menos opções. É mais enxuto, talvez precise de reforços", disse Rodrigo.

Quem pode se destacar

O Vasco investiu mais de R$ 100 milhões em reforços nesse início de temporada.

O clube reformulou o elenco depois de subir para a Série A.

"Tem alguns jogadores como Capasso e Pedro Raul que ainda não renderam o que se esperava, mas tem o Léo e o Piton, que vem mostrando serviço. O Léo e o Marlon Gomes talvez sejam os jogadores que mais podem se destacar no Campeonato Brasileiro", completou Alicia.

"O Vasco disputa o primeiro campeonato como SAF, teve investimento, mas não é um elenco milionário. Investimentos em posições pontuais. Dois goleiros (Léo e Ivan), o Léo, que saiu do São Paulo e é bom zagueiro. No meio trouxe o Jair, do Atlético-MG, e vai ter um pouquinho do Andrey e o Pedro Raul na frente. Mas tem algumas dúvidas, como o Lucas Orellano, que ainda não jogou. É um jogador técnico, veio do Vélez, mas não se sabe o que vai ser", concluiu Rodrigo.

Vasco