Avenida Abel Ferreira: 'Moro aqui e nunca associei ao técnico do Palmeiras'
Eu moro na Avenida Abel Ferreira e nunca associei ao técnico do Palmeiras. E olha que gosto de futebol e ainda sou palmeirense".
Reginaldo Dealis é gerente de uma loja de autopeças e trabalha na Avenida Vereador Abel Ferreira. Foi o único palmeirense que a reportagem encontrou em três horas andando pela avenida que leva o mesmo nome do técnico verde.
O técnico chegou ao Palmeiras em 2020. Antes dele, o Abel mais famoso de São Paulo era outro português, um vereador.
Quem era Abel Ferreira?
O vereador Abel Ferreira nasceu em abril de 1906 em Portugal. Ele desembarcou no Brasil em 1913 com toda sua família, e foi morar na região de Sapopemba.
Abel sempre foi dono de comércios e, em 1949, decidiu ser também político. Em 1954 ele assumiu o cargo de vereador e se destacou lutando por melhorias nas regiões da Água Rasa, Vila Diva, Sapopemba e São Mateus.
Um de seus projetos de maior destaque foi a transformação da Estrada do Sapopemba em Avenida. Para quem não conhece, a Avenida Sapopemba é uma das ruas mais longas do Brasil, com 45 km de extensão.
A avenida ganhou o nome de Abel Ferreira no dia 29 de janeiro de 1987. Ele morreu seis meses antes.
A reportagem do UOL visitou a via que carrega o nome do treinador e conversou com comerciantes e moradores da região para saber: as pessoas associam o nome da avenida com o nome do técnico do Palmeiras?
'O técnico do Palmeiras aí é só BO'
A Avenida Vereador Abel Ferreira tem aproximadamente 4,2 km de extensão. Ela começa na Salim Farah Maluf, uma das principais avenidas de São Paulo, e vai até a Avenida Renata no bairro da Vila Formosa.
A estratégia da reportagem era encontrar personagens que pudessem contar como é trabalhar ou morar por lá. O primeiro estabelecimento que me chamou a atenção foi a Borracharia Abel Ferreira.
Quando cheguei no local, avistei um homem com a camisa do Corinthians e só conseguia pensar: 'O que seria melhor para essa matéria do que um corintiano que trabalha na borracharia do técnico do Palmeiras?'. Mas o sonho acabou rápido: o rapaz apenas trocava o pneu do carro que tinha furado —e o furo não tinha sido causado por um buraco da Abel Ferreira.
Quem fazia o serviço era Ronaldo Lorenzo, são-paulino que ajuda o irmão a tocar o negócio. Ele não é fã do trabalho que o treinador tem feito no Palmeiras, mas comemorou o fato do Tricolor do Morumbi ser umas das equipes que melhor enfrenta o time de Abel — a final do Campeonato Paulista de 2021 a as oitavas de final da Copa do Brasil do ano passado comprovam o que ele disse.
"Na verdade, nós mudamos o nome da borracharia por causa da avenida mesmo. O técnico do Palmeiras aí é só BO. Trabalho aqui desde os 13 anos, antes não era Abel Ferreira, era 2R's, mas colocamos o nome da avenida para ter uma referência melhor. Sempre fica na conta do vereador, nunca me zoaram por causa do técnico", brincou Ronaldo.
"Ultimamente o São Paulo tá encarando ele bem, então tá tranquilo. São Paulo e Palmeiras tão lado a lado", acrescentou.
"O pessoal não associa ao técnico. Se fosse sem o 'vereador', aí beleza"
No final da Avenida Abel Ferreira tem uma praça onde pessoas passeiam com animais de estimação ou fazem exercícios. Enquanto esperava Ronaldo terminar o serviço com o pneu para dar a entrevista, fiquei vi uma mulher que corria com a camisa do Corinthians.
"Eu moro aqui desde quando não tinha isso aqui, antes de virar avenida. Eu não tenho sentimento nenhum em relação a isso. A avenida chama Vereador Abel Ferreira, não tem nada a ver", iniciou Angélica Vieira.
"O pessoal dá uma zoada, mas nada muito extenso, tem que ser muito fanático para falar isso. O pessoal não associa, se fosse sem o 'vereador' aí beleza, mas como tem o vereador o pessoal não falar: 'você mora na rua do Abel Ferreira", acrescentou.
"Eu ganho muito almoço por causa do Abel, mas a rua chama Vereador faz tempo"
Após quase três horas nos últimos metros da Avenida Vereador Abel Ferreira, decidi ir para o começo dela em busca de mais entrevistas. Em uma loja de autopeças encontrei Reginaldo Dealis e Jorge Daniel. Um palmeirense e um corintiano que sempre apostam almoços envolvendo futebol — ultimamente, um deles está comendo muito de graça.
"A gente brinca com meu gerente que é palmeirense. Ele fala brincando que a avenida tem esse nome por causa do técnico do Palmeiras que tá ganhando muito. Ele tá ganhando vários almoços nas apostas", brincou Jorge.
Reginaldo acha legal trabalhar na rua que tem o nome do técnico do Palmeiras, mas admite que ela tem o nome do vereador muito antes da contratação do treinador.
"Eu ganho muito almoço do pessoal por causa de aposta, mas a rua chama Abel Ferreira faz tempo. O nome da rua não muda nada, mas fico mais feliz por ser palmeirense. Agora associando a rua o nome fica ainda mais legal", afirmou.
"Tatuapé é reduto deles [torcedores do Corinthians]. Eu moro na avenida e nunca associei isso não, e olha que gosto de futebol. Sou palmeirense", concluiu Reginaldo.
Foi o único torcedor do clube de Abel Ferreira que encontramos por lá.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.