Topo

Barcelona empata com o Getafe e vantagem fica em 11 pontos no Espanhol

Lewandowski durante a partida entre Barcelona e Getafe - OSCAR DEL POZO / AFP
Lewandowski durante a partida entre Barcelona e Getafe Imagem: OSCAR DEL POZO / AFP

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/04/2023 13h09

O Barcelona criou chances, levou alguns sustos e ficou no empate por 0 a 0 com o Getafe, neste domingo (16), pela 29ª rodada do Campeonato Espanhol. A partida aconteceu no Coliseum Alfonso Pérez.

Com o resultado, a vantagem do Barcelona cai para 11 pontos na liderança da La Liga, com 73 pontos contra 62 do Real Madrid.

O Getafe fica com 31 pontos e segue próximo da zona de rebaixamento, na 15ª posição.

O Barça volta a entrar em campo apenas no domingo, quando recebe o Atlético de Madrid às 11h15 (de Brasília), no Camp Nou. O Getafe visita o Mallorca no mesmo dia, às 13h30 (de Brasília).

O time de Xavi chegou com quatro desfalques e ainda ganhou outro por lesão. Integravam a lista antes Christensen, Pedri, Dembelé e De Jong. Agora, foi atualizada com Sergi Roberto.

Como foi o jogo

A partida começou com muitos erros das duas equipes na tentativa de avançar no campo. Enquanto o Barça ocupava mais o campo de ataque, mas quase não criava tentando muitos lançamentos, o Getafe apostava nos cruzamentos.

O Barcelona perdeu Sergi Roberto logo aos 16 minutos, lesionado. Ele levou a mão à coxa e reclamou de dores, dando lugar a Eric García.

Os donos da casa criaram as principais oportunidades até os 25 minutos, mas o Barcelona respondeu com duas bolas na trave em sequência. Depois, melhorou no jogo, mas não conseguiu marcar.

A torcida do Getafe mostrou insatisfação com o árbitro, assim como o técnico Quique Sánchez Flores.

Na segunda etapa, o Barça foi melhor e se arriscou mais, levando perigo. Mas ainda sem conseguir acertar a pontaria.

Artilheiro do Getafe, Ünal foi substituído aos 37 minutos e saiu insatisfeito. Ele reclamou no caminho para o banco, tentou ficar, mas o treinador insistiu.

Nas mudanças, Xavi insistiu em jogadores de ataque para buscar o gol, mas o time teve problemas na construção de boas jogadas. Por isso, seguiu até o final tentando buscar a vitória, mas levando sustos do Getafe mesmo assim quando perdia a bola.

Raphinha deixou o campo reclamando da substituição nos minutos finais da partida.

Lances importantes

Uh! A primeira grande chance foi do Getafe, aos quatro minutos. Munir apareceu livre entre os zagueiros e mandou de cabeça, mas a bola foi para o lado.

Para fora! Munir cobrou escanteio na pequena área aos 24 minutos. Ünal chegou para cabecear, mas mandou por cima.

Duas na trave! O Barça, enfim, respondeu com um lance inacreditável. Raphinha escapou nas costas da zaga e ficou cara a cara com o goleiro. Na batida, mandou na trave. No rebote, Balde mandou novamente na trave. O brasileiro teve uma terceira chance, mas chutou para fora.

Salvou! Nos acréscimos da etapa inicial, Lewandowski criou a primeira chance dele na partida. Depois de cruzamento de Busquets, o atacante tentou de cabeça, mas o goleiro fez boa defesa.

Não deu! Aos oito minutos do segundo tempo, Busquets fez lançamento para Alba, que escorou para trás. Kessié chegou chutando forte, mas Soria fez ótima defesa.

Por cima. Raphinha cobrou falta direto para o gol, mas mandou para fora aos 22 minutos.

Pegou! Raphinha aproveitou sobra na própria chance aos 29 minutos e bateu bonito da entrada da área. Soria saltou e fez grande defesa.

Incrível! Aos 41 minutos, a melhor chance do Getafe na partida. Em contra-ataqu, Araújo errou ao tentar o corte e a bola sobrou para Mayoral, que tentou chutar cruzado. A bola saiu pelo lado com perigo.

Ficha técnica

Getafe x Barcelona

Data: 16 de abril de 2023
Horário: 11h15 (de Brasília)
Local: Coliseum Alfonso Pérez, Getafe (ESP)
Árbitro: Juan Luis Pulido Santana

Gols: -
Cartões amarelos: Alderete, Damián Suárez (GET), Gavi (BAR)
Cartões vermelhos: -

Getafe: Soria, Damián Suárez (Villar), Djené, Domingos Duarte, Alderete e Iglesias (Portu); Maksimovic (Algobia), Luis Milla e Munir (Aleñá); Ünal (Gastón Álvarez) e Mayoral. Técnico: Quique Sánchez Flores.

Barcelona: Ter Stegen, Sergi Roberto, Ronald Araújo, Koundé e Alba (Ferrán Torres); Busquets, Kessié (Ansu Fati) e Gavi; Raphinha (Pablo Torre), Álex Balde e Lewandowski. Técnico: Xavi Hernández.