Topo

Ex-empresário diz que Robinho foi vítima de golpe: 'Não estuprou ninguém'

Ex-empresário defende Robinho das acusações de estupro  - Marco Luzzani/Getty Images
Ex-empresário defende Robinho das acusações de estupro Imagem: Marco Luzzani/Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

18/04/2023 13h29

O empresário Wagner Ribeiro diz que Robinho foi vítima de um golpe e defende inocência do amigo mesmo após condenação a nove anos de prisão em última instância pela justiça italiana.

O que aconteceu

O empresário disse que a mulher que fez a acusação contra o ex-atacante pediu dinheiro para não vazar o caso para a imprensa, durante entrevista ao podcast 'Reis da Resenha', da Jovem Pan.

Segundo ele, após uma conversa "entre homens", gravada após o depoimento dos envolvidos, a justiça decidiu iniciar as investigações. Wagner se refere às escutas feitas pelo ministério público italiano, onde Robinho e seu amigo Ricardo Falco confessam o crime contra a jovem albanesa.

Ribeiro ainda afirmou que a vítima "tinha tomado todas" e que "acabaram com a carreira do Robinho, além de que a relação foi consensual", apesar de a vítima estar inconsciente, segundo as investigações da justiça italiana.

Ainda durante a entrevista, Wagner Ribeiro revelou que dentre todos os jogadores que agenciou, Robinho foi o que mais lhe rendeu dinheiro em comissões. Nas transações com Real Madrid e Manchester City, ao todo foram movimentados mais de 85 milhões de euros (cerca de R$ 450 milhões, na cotação atual)

Como está o caso

O STJ acatou pedido de Robinho e suspendeu o prazo de sua defesa para contestar o pedido de prisão. O processo agora fica parado por 15 dias até que o tribunal julgue recurso dos advogados do ex-jogador.

O julgamento do novo recurso feito pela defesa do ex-jogador deve acontecer nesta quarta-feira (19). A defesa insiste na tradução do processo, o que foi negado inicialmente pelo ministro Francisco Falcão, responsável pelo caso no STJ.

Os advogados de Robinho devem seguir tentando o processo italiano integral e traduzido. Isso pode atrasar ainda mais o julgamento, já que são documentos produzidos ao longo de quase uma década - o crime aconteceu em 2013.

O que ele disse

Robinho não estuprou ninguém. "Eu acredito no Robinho, ele não estuprou ninguém. Eu frequentava a casa dos galácticos do Real Madrid e chovia mulher, o cara precisava estuprar alguma mulher? Se ela fosse uma mulher decente, pediria 1 milhão de euros pra ele quando aconteceu algo naquela boate? Agora acontece que gravaram uma conversa entre homens depois que ele foi depor onde eles ficam rindo da situação e acham que não foi consensual. Acham que houve o estupro, mas é um absurdo essa condenação do Robinho."

Vítima pediu dinheiro para não revelar abuso. "Ela pediu 1 milhão de euros através de uma pessoa ligada ao Robinho pra não sair o assunto na imprensa. Ela já tinha feito o exame de esperma? Não foi um estupro, foi uma coisa consensual. Ela tinha tomando todas. Acabaram com a carreira do Robinho. Eu já arrumei emprego para o Robinho em três clubes do Brasil, mas ele não conseguiu."

Por que Robinho não pagou. "Qual o problema dele pagar (1 milhão de euros)? É como se ele tivesse culpa. E segundo, poderia virar uma coisa que daqui um mês ela volta de novo. Ela tinha um exame de corpo de delito. Ou seja, ela teve uma relação com os caras porque ela estava lá pra isso. E o Robinho entrou de gaiato nessa, só que ele falou umas coisas depois que o juiz não gostou. (?) Ele não estuprou ninguém, isso aí foi um golpe."

Assista às declarações de Wagner Ribeiro de Robinho: