Topo

Projeto com Rafaela Silva mira Olimpíada e dará bolsa-auxílio a 20 atletas

Rafael Silva, Felipe Espose (coordenador do Craque do Amanhã), José Aldo e Léo Santos (lutador do UFC) - Divulgação
Rafael Silva, Felipe Espose (coordenador do Craque do Amanhã), José Aldo e Léo Santos (lutador do UFC) Imagem: Divulgação

Do UOL, no Rio de Janeiro

18/04/2023 15h40

O "Craque do Amanhã" anunciou um projeto ambicioso, que mira a Olimpíada de 2028, e que contemplará 20 atletas com uma bolsa-auxílio no valor de R$ 2,5 mil, além de fornecer instalações modernas de treinamento e assistências fisiológicas, de nutrição e preparação física.

O que aconteceu?

O projeto tem como madrinha a judoca medalha de ouro olímpica e bicampeã mundial Rafaela Silva.

Ele é chamado de "Energia para vencer" e tem parceria com a Enel Distribuição Rio e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Os 20 atletas contemplados serão das modalidades Judô, Natação e Taekwondo.

Eles utilizarão as instalações do CAFT (Centro de Avaliação Física e Treinamento), que possui diversas tecnologias referentes à ciência dos esportes no âmbito fisiológico e biomecânico.

Também terão à disposição preparador físico; nutricionista; fisioterapeuta; dentista; psicólogo; treinador; fisiologista; custeio de hospedagem, transporte, taxas e inscrições para participações em competições nacionais e internacionais.

O projeto é considerado de médio a longo prazo e tem como objetivo a disputa dos Jogos Olímpicos de Los Angeles (EUA), em 2028.

"É uma grande honra estar fazendo parte dessa grande iniciativa. Quando era jovem, não tinha esse respaldo. Precisava de investimento para viajar, treinar, me alimentar bem. Desses 20 contemplados por esse grandioso projeto, terem essa oportunidade, essa estrutura, já é algo grandioso. Fico muito feliz por fazer parte"
Rafael Silva, judoca e madrinha do projeto

Quem é o Craque do Amanhã?

O "Craque do Amanhã" foi fundado em 2012 e é um Projeto educacional e socioesportivo que, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, faz um trabalho de desenvolvimento integral - físico, psicológico e social de jovens de 8 a 17 anos.

Atualmente, o projeto possui cinco unidades de atendimento: duas no município de São Gonçalo (RJ), uma unidade em Duque de Caxias (RJ), uma unidade em Belford Roxo (RJ) e uma unidade no município de Santa Isabel (SP).

O projeto atinge um total de cerca de 4.500 pessoas mensalmente.

Ele tem como padrinhos a atriz Juliana Paes e os jogadores de futebol Ibson, Vagner Love, Éverton Ribeiro e Paulo Henrique Ganso.

O lutador de mma José Aldo também é parceiro do Craque do Amanhã e esteve no lançamento do projeto "Energia para Vencer".O projeto Energia para Vencer é realizado pelo Craque do Amanhã com o patrocínio da Enel Distribuição, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.