Topo

Copa Libertadores - 2023

Pedro decide, Sampaoli brilha e Flamengo vence Ñublense na Libertadores

Jogadores do Flamengo comemoram gol de Pedro contra o Ñublense, pela Libertadores - Staff Images/Conmebol
Jogadores do Flamengo comemoram gol de Pedro contra o Ñublense, pela Libertadores Imagem: Staff Images/Conmebol

Do UOL, em São Paulo (SP)

19/04/2023 23h23

O Flamengo venceu o Ñublense por 2 a 0, no Maracanã, na segunda rodada da Libertadores. Foi a estreia do técnico Jorge Sampaoli no comando da equipe.

Pedro marcou os dois gols da partida, aos 15 e aos 38 minutos do primeiro tempo.

Everton Ribeiro teve um gol anulado no segundo tempo. Wilmar Roldan foi chamado pelo VAR e invalidou o tento por falta do camisa 7 no início da jogada.

O Fla foi amplamente superior na partida e criou chances para vencer por um placar mais elástico. O time adversário, por sua vez, não finalizou nenhuma vez no jogo ao gol defendido por Santos.

O Rubro-Negro conquistou os seus primeiros pontos no Grupo A e igualou Aucas e Racing, que duelam amanhã (20) no outro jogo da rodada. Já a equipe chilena, que está disputando a Libertadores pela primeira vez, segue zerada na lanterna.

O Flamengo volta a campo pela Libertadores no dia 4 de maio para enfrentar o Racing, fora de casa, às 19h (de Brasília). Antes disso, a equipe atua pelo Brasileirão e pela Copa do Brasil.

Curiosidade: o novo comandante flamenguista retomou o esquema com três zagueiros e definiu Gabigol como o primeiro capitão da 'era Sampaoli'.

Sampaoli brilha na estreia

sampa - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Jorge Sampaoli, técnico do Flamengo, no jogo contra o Ñublense, pela Libertadores
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

O treinador argentino promoveu quatro mudanças no time titular que venceu o Coritiba sob o comando interino de Mário Jorge. David Luiz, Vidal, Marinho e Pedro entraram, enquanto Wesley, Everton Ribeiro, Matheus França e Cebolinha foram para o banco.

Foram justamente duas das escolhas do comandante que criaram as jogadas dos gols do Fla. Marinho foi o responsável pelas duas assistências para Pedro marcar o doblete.

O clube brasileiro dominou o primeiro tempo e não deixou o Ñublense respirar. Os visitantes tiveram poucas oportunidades, quase todas no contra-ataque, e mal ofereceram perigo.

O Rubro-Negro administrou a vantagem após o intervalo e venceu sem sustos. A equipe não teve uma atuação de manual, mas conseguiu ser segura defensivamente e demonstrou força coletiva no ataque no que foi o cartão de visitas de Jorge Sampaoli.

Gols e destaques

Triangulação. Aos sete minutos de jogo, Gerson fez o passe para a entrada da área, Gabigol fez o corta-luz e Pedro conseguiu desviar. O camisa 10 do Fla ia receber livre, mas o goleiro Pérez saiu bem, fechou o ângulo e dividiu com o atacante.

1x0. Aos 15, Marinho bateu falta pela direita, Pedro se antecipou e desviou. A bola ainda bateu no goleiro do Ñublense e entrou na meta.

2x0. Aos 38, o Fla roubou a bola na defesa do adversário e Marinho acionou Pedro. O camisa 9 do Fla fintou a marcação e, da meia-lua, chutou rasteiro para marcar o seu segundo na partida.

No detalhe. Aos 20 do segundo tempo, Pedro lançou Cebolinha, que invadiu a área pela esquerda e tocou para Gabigol, que só precisaria empurrar para dentro. O passe, no entanto, foi muito para trás e a defesa acabou afastando.

Quase o hat-trick. Aos 28, Wesley mandou para a área e Cebolinha bateu travado. A bola ficou viva na área e Pedro se esticou para desviar, mas Pérez mandou para escanteio.

Gol anulado. Aos 39, o Flamengo saiu em contra-ataque mortal, Pedro foi garçom e Everton Ribeiro deu um leve toque na saída do goleiro para dar números finais à partida. Porém, o VAR foi acionado e o árbitro anulou o tento por falta de Ribeiro no início da jogada.

Ficha técnica

Flamengo 2 x 0 Ñublense

Competição: 2ª rodada do Grupo A da Libertadores

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Data e hora: 19 de abril de 2023, às 21h30 (de Brasília)

Renda: R$ 2.245.919,00

Público: 48.895

Árbitro: Wilmar Roldan (COL)

VAR: Leonard Mosquera (COL)

Gols: Pedro, aos 15 e aos 38 do primeiro tempo

Amarelos: Zalazar e Aránguiz

Flamengo: Santos; Fabrício Bruno (Wesley), David Luiz (Rodrigo Caio) e Léo Pereira; Vidal (Cebolinha), Thiago Maia, Gerson, Marinho (E. Ribeiro) e Ayrton Lucas; Pedro (Matheus França) e Gabigol. Técnico: Jorge Sampaoli

Ñublense: Pérez; Caroca, Cerezo, Zalazar; Rivera (Aránguiz), Rebolledo (Córdova) e Campusano e Vilches (Valdés); Leiva (Provoste), Oyarzo (Jorge Henríquez) e Reyes. Técnico: Jaime García